01/05/2020 11h43
Foto: Sindestiva - Divulgação
Para o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, neste dia, 1.º de maio, além das homenagens, deve-se reconhecer o esforço e dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras que realizam diversas atividades e profissões.
Guterra lembra que no Brasil, o Dia do Trabalho é celebrado desde 1925. “É um dia bastante importante porque nele é prestada homenagem para os responsáveis pelas riquezas do Brasil, que são geradas por meio de esforço e suor desses heróis e dessas heroínas que garantem a riqueza de poucos, e a subsistência da grande maioria da população brasileira, inclusive de todos e todas que vivem em solo brasileiro.”
Para o presidente da FNP, o mundo vem se transformando a longos passos. “Existe uma combinação de fatores que tem alterado as relações humanas e também o conceito de trabalho. Reformas têm sido impostas ao conjunto de trabalhadores e trabalhadoras, como se ainda estivéssemos na época em que a nobreza, tinha mais direitos dos que não eram nobres”, diz e acrescenta: “Estão destruindo os três pilares da Revolução Francesa de 1917, que são a igualdade, fraternidade e liberdade”.
“A Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão organizaram em Lei, os valores humanos universais, a liberdade individual e a igualdade entre todos sem distinção de raça e credo, como é hoje, a nossa Constituição Federal de 1988”, afirma Guterra.
O presidente da Federação ressalta a importância do trabalhador e trabalhadora portuários, “que são responsáveis pela movimentação de cargas e descargas nos portos públicos e privados, que geram as divisas para o equilíbrio e enriquecimento da nossa nação. Cerca de 90%, do que o Brasil importa e exporta, são por meio dos portos e terminais portuários, que utilizam a mão de obra portuária”.
“Em tempo de pandemia, está provada a importância dessa classe obreira portuária para o País, que não deixou de cumprir com suas responsabilidades e compromissos com o desenvolvimento social e econômico deste sofrido Brasil, mesmo com o pouco reconhecimento de autoridades”, destaca Guterra. “Então, neste 1.º de maio de 2020, externamos os nossos parabéns a todos e todas trabalhadores e trabalhadoras dos portos brasileiros”, finaliza.