Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

FedEx encomenda mais uma dezena de aviões turboélices ATR 72

A compra se soma a um pedido anterior de 30 unidades, com entregas programadas entre 2027 e 2029

22/03/2025 11h07

Foto: FedEx - Divulgação

A ATR anunciou um novo contrato com a FedEx para a aquisição de 10 aeronaves turboélices cargueiras ATR 72-600F.

A compra se soma a um pedido anterior de 30 unidades, com entregas programadas entre 2027 e 2029. O ATR 72-600F é o único cargueiro regional atualmente em produção e foi projetado especificamente para operações de transporte de carga.

O modelo incorpora as mais recentes tecnologias da série ATR -600 e conta com uma configuração otimizada para maximizar o volume disponível, que pode chegar a 75 m³, graças a nove redes verticais, pontos de fixação no piso e trilhos laterais. Além disso, sua ampla porta de carga, sistema de carregamento e seção transversal larga permitem a acomodação de contêineres-padrão da indústria (ULDs), facilitando sua integração com cargueiros de maior porte.

Com capacidade para transportar até 9,2 toneladas de carga, o ATR 72-600F será um ativo estratégico na frota da FedEx, substituindo modelos mais antigos e aprimorando a eficiência da malha logística global da companhia. A versatilidade da aeronave permite operações contínuas em diferentes países e condições climáticas, desde o calor de Miami, na Flórida, até as temperaturas extremas de Anchorage, no Alasca. O modelo desempenha um papel crucial na cobertura de mercados menores, garantindo operações eficientes de alimentação para a rede global da FedEx.

“O pedido adicional da FedEx reforça a confiança no desempenho e na versatilidade do ATR 72-600F. Nossa versão cargueira oferece vantagens significativas em relação às conversões de aviões de passageiros, incluindo maior confiabilidade, disponibilidade e melhor planejamento a longo prazo”, afirmou Alexis Vidal, vice-presidente sênior comercial da ATR.

Os 10 novos aviões fazem parte de um grupo de pedidos não divulgados que a ATR anunciou no mês passado, consolidando ainda mais sua posição no mercado de aeronaves cargueiras regionais.