15/04/2023 10h05
Foto: Divulgação
A FedEx Corp. anunciou em seu Drive Investor Event que consolidará suas empresas operacionais em uma única organização. Essa transição em fases, com implementação total prevista para junho de 2024, unirá a FedEx Express, FedEx Ground, FedEx Services e outras áreas da FedEx na Federal Express Corporation, tornando-se uma única empresa operando uma rede de transporte unificada e totalmente integrada a mesma marca.
A FedEx Freight continuará a fornecer serviços de transporte de cargas menores como um negócio independente sob a Federal Express Corporation. Raj Subramaniam será o presidente e CEO da organização combinada.
Flexibilidade, eficiência e inteligência
Essa nova estrutura ajudará a facilitar a transformação Drive da empresa, incluindo a Network 2.0, o esforço plurianual para melhorar a eficiência com que a FedEx coleta, transporta e entrega pacotes nos Estados Unidos e no Canadá.
Além disso, a organização unificada trará um foco distinto na rede aérea e no volume internacional, bem como uma frente mais holística das operações terrestres usando funcionários da FedEx e prestadores de serviços contratados.
Para auxiliar nessa transição suave, a partir de domingo (16), John A. Smith se tornará presidente e CEO das operações terrestres dos EUA e Canadá na FedEx Express e assumirá a liderança das operações de superfície em todos os negócios da FedEx Express, FedEx Ground e FedEx Freight.
Enquanto isso, Richard W. Smith atuará como presidente e CEO da FedEx Express Airlines e International, supervisionando as outras regiões e a FedEx Logistics. Durante o período de transição até junho de 2024, não haverá mudanças nos segmentos de informações financeiras.
Atualizações adicionais do evento DRIVE Investor
A transformação Drive abrange 14 domínios em quatro áreas principais: Cliente, Rede de Superfície, Rede Aérea e Internacional e Geral e Administrativo (G&A). A FedEx espera que o Drive proporcione uma redução permanente de custos de US$ 4 bilhões no ano fiscal de 2025.
Espera-se que cada área gere economias no ano fiscal de 2025 da seguinte forma: US$ 1,2 bilhão em Rede de Superfície; US$ 1,300 milhão em Rede Aérea e Internacional e US$ 1,500 milhão em despesas gerais e administrativas.
O Drive também está permitindo a implementação da Rede 2.0, que deverá gerar economias adicionais de US$ 2 bilhões no ano fiscal de 2027.
A FedEx continua projetando custos de até US$ 2 bilhões até o final do ano fiscal de 2025 para implementar suas iniciativas de otimização de negócios, incluindo os programas Drive e Network 2.0.
Aumento de dividendos no ano fiscal de 2024
O Conselho de Administração da FedEx aprovou um aumento no dividendo anual de suas ações ordinárias de 10%, ou US$ 0,44, para US$ 5,04 por ação para o ano fiscal de 2024.
Consequentemente, o Conselho declarou um dividendo trimestral em dinheiro de US$ 1,26 por ação ordinária da FedEx, que será pago em 3 de julho de 2023 aos acionistas registrados a partir do fechamento dos negócios em 12 de junho de 2023.
Programa de Remuneração Executiva
A empresa também anunciou que seu plano de incentivo de longo prazo (LTI) baseado em dinheiro para os anos fiscais de 2024 a 2026 incluirá uma métrica de retorno sobre o capital investido (ROIC) que substituirá a métrica de desempenho do capex como uma porcentagem da receita usada nos últimos Planos LTI. Essa mudança visa alinhar ainda mais a remuneração da administração com o valor para o acionista, sendo o ROIC uma métrica fundamental para medir o sucesso de longo prazo da FedEx.
Fonte: Mundo Maritimo