Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Ferry-boat registra fluxo intenso de carros e pessoas

A espera para os automóveis embarcarem no terminal de São Joaquim, na capital baiana, seja de 2h para carros

31/10/2020 07h43

Foto: Maria Eugênia Andrade

Com o feriadão do Dia de Finados, que acontece na próxima segunda-feira (2), o movimento no sistema ferry-boat no sentido Salvador-Ilha de Itaparica se intensificou. Segundo a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, o fluxo de veículos é intenso, o que faz com que a espera para os automóveis embarcarem no terminal de São Joaquim, na capital, seja de 2h para carros. Os pedestres têm esperado cerca de 1h30 para embarcarem, com o registro de um movimento moderado de pessoas que viajam a pé.

No sentido contrário, o fluxo no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, é tranquilo, afirma a empresa. As viagens são realizadas por 5 ferris. São eles: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery, Dorival Caymmi e Ivete Sangalo. Na quinta (29), a capacidade das embarcações passou de 50% para 75%. O mesmo ocorreu com as Lanchas e Catamarãs. O acréscimo é válido para as linhas entre Salvador e Itaparica, Salvador e Vera Cruz e Salvador e Morro de São de Paulo, serviços intermunicipais regulados pela Agerba.  

No sentido Salvador-Ilha de Itaparica, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, os ferries saem às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h. Saídas extras ainda acontecem nos momentos de maior demanda.
A Internacional Travessias adotou medidas educativas e de conscientização a respeito das orientações das autoridades com relação à prevenção da Covid-19. 

“Foram instalados telões nos terminais para transmissão de vídeo educativo sobre os procedimentos de prevenção adotados nos terminais e durante as travessias, como a obrigatoriedade do uso da máscara, do distanciamento, e sobre a oferta de álcool em gel. Também foram instalados novos cartazes com instruções aos passageiros. Os avisos e alerta para os procedimentos de prevenção continuam sendo transmitidos através do sistema de rádio. Nos terminais, foram instaladas duas TVs, com instruções de saúde e segurança”, afirmou a empresa.

A Internacional Travessias disse ainda que o sistema ferry-boat possui bilheteria eletrônica, o que permite um total controle de acesso dos passageiros mantendo a quantidade de viajantes dentro da capacidade permitida de 75%.