20/02/2024 09h43
Foto: Divulgação
O crescimento do e-commerce no Brasil já não está mais atrelado apenas às datas emblemáticas do setor, como o Dia das Crianças, a Black Friday ou o Natal. Outros períodos estratégicos vêm ocupando espaço entre as preferências do consumidor, como o Carnaval. Este feriado tem contemplado diversos setores do varejo online que vão desde o turismo até maquiagens, fortalecendo grandes e pequenas empresas. Só em 2023, a data foi responsável pela movimentação de R$ 4,6 bilhões nas vendas pela internet, o que representou um salto de 20% em relação ao ano anterior, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para 2024, a entidade projeta uma evolução de 17%.
Além das vendas online, o Carnaval deve render R$ 9 bilhões de faturamento ao varejo brasileiro em geral, conforme dados da CNC - o que representa um crescimento de 10% em relação a 2023. Um conjunto de fatores colabora para este resultado positivo, como a melhoria na economia, o surgimento de mais vagas de emprego - temporários e fixos - o aumento da demanda no turismo e novas oportunidades de negócios. No entanto, é preciso ficar atento para se destacar nas vendas.
Conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o Brasil deve faturar mais de R$ 200 bilhões com o varejo online até o final de 2024, representando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
"Fevereiro é primeira grande data quente para o comércio, que logo em seguida terá a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nesta época, há o aumento nas procuras por viagens, pacotes de hospedagem e demais produtos relacionados ao turismo, além de maquiagens e fantasias. A diversificação está entre as melhores estratégias para se adaptar a cada período no varejo online. Estas opções podem ser encontradas em grandes marketplaces e atrair a atenção do consumidor das mais variadas formas, principalmente se os lojistas utilizarem a publicidade digital a seu favor", explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.
O executivo também sinaliza que este é um mês importante para os empresários testarem suas estratégias antes de outras datas-chave deste semestre, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. "As ações aplicadas em fevereiro podem ser avaliadas e ajustadas pensando nas próximas grandes efemérides do varejo. Os meses de maio e junho, por exemplo, trazem expressivos impactos no faturamento das lojas. É preciso montar uma estratégia cada vez mais específica para conseguir alcançar o seu público-alvo", comenta Eduardo.