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Gestão

Fiat Chrysler diz que mercado brasileiro retrocedeu 50 anos

Executivo Antonio Filosa afirma que o grupo está acelerando a digitalização das vendas diante da Covid-19

29/04/2020 15h07

Foto: Divulgação

O mercado brasileiro de veículos retrocedeu 50 anos. O diagnóstico é do italiano Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na América Latina.

O executivo diz que a crise desencadeada pelo novo coronavírus levou o setor automotivo a amargar uma queda de quase 90% das vendas em abril, na média diária, colocando cerca de 7.000 empresas da cadeia produtiva brasileira em estado crítico. Para Filosa, o problema é grave e generalizado. “Em mais de 20 anos trabalhando nessa indústria, nunca vi uma crise dessa magnitude.”, disse ele.

De acordo com Filosa, a média diária de vendas de veículos em abril deste ano, de aproximadamente 2.300 unidades, só foi registrada no início da década de 1970.

Os poucos volumes de vendas do mercado brasileiro estão mais concentrados no varejo, afirma o executivo, com um crescimento da abordagem do consumidor no ambiente online. Atualmente, a Jeep é líder absoluta em SUVs com o Renegade e o Compass. Já a Fiat tem participação expressiva em compactos, picapes e comerciais leves.

“Essa crise vai ampliar a nossa habilidade de interagir com os clientes através de plataformas digitais.” O executivo afirma que a FCA foi o primeiro grupo automotivo a lançar concessionárias digitais no país e que tanto a rede Fiat quanto a Jeep estão trabalhando de forma mais ativa nesse formato.