Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Fim da aferição de temperatura e distanciamento em Salvador

Apesar das flexibilizações, continua mantida a obrigação do uso de máscaras nos estabelecimentos

29/10/2021 07h03

Foto Jefferson Peixoto - Secom - PMS

A partir desta sexta-feira (29), não será mais obrigatório a aferição de temperatura em estabelecimentos comerciais e o distanciamento social de 1 metro em Salvador. De acordo com Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a medida está publicada no Diário Oficial.

A capital baiana registra 99% da população-alvo, acima de 12 anos, vacinada com a primeira dose e 70% acima de 18 anos imunizados com a segunda dose. Até a quinta-feira (28), foram vacinadas na capital baiana 2,1 milhões de pessoas com a 1ª dose, 1,5 milhão com a segunda dose e 171 mil com a dose de reforço.

"A partir desta sexta (29), estamos tirando dos nossos decretos a exigência da aferição de temperatura. Dos mais de 1,2 milhão que passaram pelas medições nos acessos aos shoppings, não houve nem 100 pessoas identificadas com temperatura acima 37 graus", disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Apesar das flexibilizações, a prefeitura informou que continua mantida a obrigação do uso de máscaras nos estabelecimentos. "Diferente de outras cidades e estados, daremos outros passos antes disso", disse o gestor.

Flexibilizações

A prefeitura anunciou uma série de flexibilizações conforme o número diário de pessoas infectadas com a covid-19 apresentasse queda.

No dia 4 de março de 2021, as praias de Salvador foram liberadas após passar dois meses totalmente fechadas.

Em julho, a prefeitura reabriu os shoppings da capital baiana e liberou o comércio de rua.

No dia 23 de setembro, o prefeito Bruno Reis anunciou que as aulas municipais da capital baiana seriam totalmente presenciais.

Segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgado no final da tarde da quinta-feira (28), Salvador teve 237.046 casos de covid-19 desde o início da pandemia.