16/09/2022 14h51
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Após a passagem de 2021 e a flexibilização das restrições da covid-19, o PIB da economia mundial recuperou de -3,1% para +5,9% ano-a-ano, comércio marítimo de -3,5% para +4% ano a ano, enquanto o crescimento da frota marítima foi limitado a um aumento de 2,9%, informou o Seatrade Maritime News.
Além disso, a Petrofin Research, com sede em Atenas, em sua revisão anual do financiamento global de navios, relata que o índice Petrofin para financiamento global de navios, que começou em 100 em 2008, subiu um ponto, de 62 em 2021 para 63, mostrando um aumento para pela primeira vez em 11 anos.
Ao mesmo tempo, os empréstimos dos 40 principais bancos que apoiam o transporte marítimo em 2021 foram maiores em US$ 290,12 bilhões, acima dos US$ 286,9 bilhões em 2020. Esse crescimento de 1,12% ano a ano pode parecer pequeno, mas representa o primeiro aumento desde 2011.
A Petrofin Research afirma que a mudança de tendência se deve à contínua flexibilização monetária dos bancos centrais, baixas taxas de juros e ressurgimento da demanda por bens e matérias-primas, o que levou ao aumento do congestionamento e ineficiência da frota.
Como resultado desses eventos, as taxas de afretamento na maioria dos setores (exceto petroleiros) dispararam, em 50% para GNL, até 185% para granéis sólidos e várias vezes para contêineres, segundo estatísticas da Clarkson. O valor dos navios seguiu o mesmo caminho, enquanto o desmantelamento desacelerou. Em suma, uma mudança notável, diz Ted Petropoulos, diretor da Petrofin Research.
"Os bancos, nestas condições e perspectivas favoráveis, enfrentaram um aumento da procura de empréstimos, bem como a concorrência de outros credores não bancários", diz Petroloulos.
Entre os 40 maiores, 21 bancos estão sediados na Europa, 16 na Ásia/Austrália e três na América do Norte.
Os bancos asiáticos e australianos (APAC) são os únicos a crescer: de US$ 100,85 bilhões para US$ 114,75 bilhões, a APAC aumentou sua participação nas carteiras globais de 35% para 39,5%. A participação dos bancos europeus continuou a diminuir em US$ 9,78 bilhões, 5,8% ano-a-ano.
Na Europa, o grande declínio nos bancos alemães continua, embora a tendência tenha desacelerado. Os bancos gregos registraram um crescimento anual de 14,2%, enquanto os bancos escandinavos continuaram seu declínio geral, desviando a atenção dos empréstimos em favor do uso de seus serviços para transporte.
Os recém-chegados/pequenos bancos, como o Bank of Cyprus, o Hellenic Bank of Cyprus, o norueguês Pareto ou o americano M&M, cresceram durante 2021 e adicionaram pluralidade às fontes de financiamento bancário disponíveis.
A Petrofin Research disse que pode fornecer "um número cauteloso e indicativo para o financiamento global de navios, incluindo todas as formas de empréstimo, arrendamento e fornecedores alternativos, de aproximadamente US$ 500 bilhões".
“O total de empréstimos bancários de todos os bancos, incluindo os locais, totaliza cerca de US$ 340 bilhões, ou cerca de dois terços do total global de financiamento de navios”, diz Petrofin.
No entanto, ele alerta que há evidências crescentes de que devido à invasão russa da Ucrânia, juntamente com os altos preços da energia, sanções geográficas, aumento das taxas de juros, desaceleração do crescimento global e preocupação com uma próxima recessão, os empréstimos bancários em 2022 foram interrompidos como cautela prevalece entre os bancos.
Fonte: Mundo Marítimo