Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Flora busca ampliar agilidade e eficiência logística

Iniciativa da companhia tem o objetivo de melhorar indicadores de entregas ao lado de transportadores de peso

11/09/2022 10h40

Linha de produção da fábrica Flora, em Itajaí -  Foto: Divulgação 

A Flora (detentora de marcas como Francis, Minuano e Neutrox) desenvolveu o um programa focado na otimização das operações de transporte. Intitulada “Programa de Qualidade em Transportes (PQT)”, a iniciativa tem como objetivo aprimorar o nível de serviço e produtividade em toda a cadeia logística, com foco na excelência em distribuição de produtos.

De acordo com a gerente nacional de Logística da empresa, Adriana Delfino, neste ano, o Programa foi ampliado e contará também com fornecedores de cabotagem (movimentação de cargas entre portos de um mesmo país) entre os participantes. “Estamos enfrentando um momento bem desafiador no que tange a custos logísticos. Como medida e já projetando uma redução nos custos, trouxemos nosso parceiro de cabotagem para participar do Programa. Essa alternativa de transporte tem custos aproximadamente 30% menores do que o rodoviário.”

“Com o acompanhamento e engajamento do Programa, tivemos uma evolução de 170% no volume de embarques durante 2021 e, em 2022, já tivemos um aumento do modal em 52%”, explicou Delfino.

No ano passado, quando o PQT foi implementado, o programa tinha 38 transportadoras participantes. Neste ano, o número aumentou para 48. Anualmente, a iniciativa certifica os transportadores participantes e premia os destaques em performance. Os principais pilares e métricas de avaliação ocorrem em quatro frentes: No Show, Entrega no Prazo, Gestão de Informações e Devolução.

Além disso, a empresa destaca o programa como fundamental para a construção de parcerias duradouras. “Em 2021, tivemos uma fidelização e retenção de 62% dos transportadores, que alcançaram o nível de excelência no primeiro ciclo do Programa”, pontou Delfino. Segundo a gerente de Logística, isso foi determinante para a ampliação do número de participantes em 2022.

O engajamento e reconhecimento do programa, especialmente pela premiação, impulsionou mais dedicação e uma competitividade saudável entre todos os transportadores. Um exemplo é a transportadora Renova, que alcançou o percentual máximo no ano passado, dedicando um colaborador exclusivamente para acompanhar o processo da Flora. “Em logística, a colaboração é fundamental para o sucesso, por isso o PQT é uma iniciativa tão bem-sucedida que só tende a crescer ano a ano”, disse Delfino.

O programa também dá suporte ao crescimento das operações da companhia. Em 2021, os produtos das doze marcas comerciais da Flora foram levados para quase 2 mil pontos de entrega de 776 cidades do país. No total, foram transportadas mais de 250 mil toneladas de mercadorias.