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Transporte Terrestre

Ford encerra vendas do EcoSport em Argentina, México e EUA

Estoque atual e lotes que ainda chegarão devem durar até 2023

10/09/2021 09h20

Foto: Divulgação

No mesmo ano em que fechou suas fábricas no Brasil, a Ford anunciou que vai encerrar as operações de suas linhas de produção na Índia. A decisão terá consequências não somente para o segundo maior mercado asiático, mas também para Argentina, México, Canadá e Estados Unidos – países para onde o EcoSport era exportado.

De acordo com a marca, a fábrica de Sanand fechará as portas no quarto trimestre de 2021 e a de Chennai, onde o SUV é produzido, encerrará suas atividades no segundo semestre de 2022.

Para o Autoblog Argentina, fontes oficiais da Ford confirmaram que continuarão vendendo o veículo até acabarem os estoques, o que estimam ocorrer somente em 2023. Assim que esgotadas as unidades, o EcoSport não voltará ao mercado argentino.

Dessa forma, é provável que Argentina e México nem recebam o modelo renovado, cujo facelift foi flagrado no último mês. Segundo o Autocar India, o lançamento do Ecosport reestilizado foi cancelado após o anúncio do fechamento das linhas de produção no local.

Uma vez que o EcoSport deixe de ser produzido na fábrica asiática, outros mercados como México, Estados Unidos e Canadá também devem tirá-lo de linha. Isso porque o modelo nunca chegou a ser um grande sucesso de vendas nesses países e a montadora oferece opções mais modernas na gama para substituí-lo, como o Puma.

Baixa procura por veículos da marca

Diferentemente do Brasil, onde a fabricante correspondia por 7% do segmento de automóveis e comerciais leves, na Índia sua participação não chegava a 2%. Por isso, em 10 dos 25 anos atuando no país, a marca diz ter acumulado US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,6 bilhões no câmbio atual) em perdas operacionais.

"Apesar de (nossos) esforços, não fomos capazes de encontrar um caminho sustentável para a lucratividade em longo prazo", afirmou o chefe da montadora na Índia, Anurag Mehrotra, em comunicado. A estimativa é de que quatro mil funcionários sejam dispensados.

O fim dos negócios com a Mahindra para criação de uma joint-venture no final de 2020 pôs em xeque a sobrevivência da Ford no local. A parceria incluiria o desenvolvimento de três SUVs e o compartilhamento de motores.

Índia pede por veículos compactos e de baixo custo

A General Motors também já deixou o país, onde marcas como Hyundai e Suzuki fazem sucesso por fabricar veículos compactos e de baixo custo. De qualquer forma, a Ford continuará atuando no mercado indiano por meio de importação, assim como vem fazendo no Brasil.

Fonte: Auto Esporte