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Transporte Terrestre

Ford GT apresenta Mk IV de R$ 9 milhões exclusivo para as pistas

O modelo de 800 cv é limitado em 67 unidades

14/12/2022 14h44

Foto: Divulgação 

O Ford GT recebeu a sua versão final preparada exclusivamente para as pistas: o Mk IV 2023. O modelo conta com o motor EcoBoost biturbo especialmente projetado, com mais de 800 cv de potência, transmissão de corrida, carroceria alongada de fibra de carbono e suspensão exclusiva Adaptive Spool Valve (ASV), da Multimatic.

“Assim como o modelo original, novo Ford GT Mk IV foi criado para desempenho máximo na pista”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, em nota divulgada.

E completa: “com um nível ainda mais alto de engenharia e carroceria de fibra de carbono impressionante, completamente nova e funcional, ele é uma despedida digna do supercarro de terceira geração.”

Serão apenas 67 unidades do Ford GT Mk IV, construídas artesanalmente nas instalações da Multimatic em Ontário, no Canadá. Vale ressaltar que esse número é uma homenagem ao ano em que o carro original venceu as 24 Horas de Le Mans.

Mercado

O preço é a partir de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 9 milhões em conversão direta). Para comprá-lo, os interessados deverão se inscrever pelo site da marca. O anúncio dos clientes selecionados será feito no primeiro trimestre de 2023, assim como o início das primeiras entregas.

História 

O Ford GT Mk IV de 1967 foi redesenhado do zero, inspirado na vitória do GT Mk II, que conquistou os três primeiros lugares do pódio nas 24 Horas de Le Mans de 1966.

Aproveitando os avanços no desenvolvimento de materiais, os engenheiros da Ford e da Kar Kraft criaram um novo chassi leve, usando uma construção de alumínio do tipo casa de abelha e uma carroceria mais aerodinâmica, que foi batizado de “J-Car”, por ser construído dentro das novas regras do Apêndice J da FIA.

Combinado com o motor Ford V8 427, de 7 litros, e uma transmissão especial com sistema próprio de resfriamento que despejava a potência nas rodas traseiras, o Ford GT Mk IV 1967 era 9 polegadas mais longo e construído especificamente para as corridas globais de resistência. Ele voltou a vencer em Le Mans naquele ano, assim como em 1968 e 1969.

Fonte: Motor Show