Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Fortaleza implanta 78,2 km de malha cicloviária durante pandemia

A cidade é uma das que mais construíram ciclofaixas e ciclovias durante o período

05/06/2021 08h23

Foto: Fabiane de Paula - SVM

Foram implantados em Fortaleza 78,2 km de malha cicloviária (ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas) desde que o coronavírus começou a circular pelo território cearense. De acordo com a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a inclusão torna a cidade uma das que mais implementaram infraestruturas para bicicletas em todo o mundo durante a pandemia.

O meio de transporte é apontado por especialistas como uma forma de reduzir o contato com demais pessoas em transportes públicos, o que diminuiria, por consequência, o risco de contaminações pelo coronavírus.

Os dados, conforme a Prefeitura, compreendem o período entre março de 2020 e abril de 2021. Neste ano, foram implantados 17,7 km de infraestrutura cicloviária na cidade, as inclusões compreendem bairros como Cocó, Papicu, Cidade 2000, Fátima, Benfica, Jardim América e Cidade dos Funcionários.

De acordo com a SCSP, Fortaleza construiu mais ciclovias do que cidades como Lima (46 km), Buenos Aires (17 km) e Paris (50 km). Bogotá, por sua vez, acabou implementando 84 km durante a pandemia. Contudo, algumas dessas cidades investiram em ciclofaixas e ciclovias temporárias. Na capital cearense, todas, segundo o poder municipal, são permanentes.

De acordo com a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho, em razão de a bicicleta ser um meio de transporte que não gera aglomeração, ela ajuda a conter a disseminação do vírus.

Além disso, aponta ela, a bicicleta é mais barata, acessível, traz benefícios à saúde e à mobilidade urbana no próprio município, uma vez que reduz o índice de congestionamentos na cidade. Atualmente, Fortaleza conta com 364,9 km de rede cicloviária, cuja expansão se dá desde 2013.