24/04/2025 15h45
Foto: Foton - Divulgação
A montadora chinesa Foton tem o objetivo de vender 150 mil veículos comerciais por ano na América Latina e Caribe até 2030. Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que estejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais.
O plano é produzir completamente nas fábricas, mas iniciando com CKDs (apenas montagem) a partir de componentes importados da China. Os planos foram anunciados durante a inauguração da nova linha de montagem da Foton em Caxias do Sul (RS).
Para abastecer a região, a Foton contará com três centros de distribuição dedicados na China que enviarão, através de uma rota pelo Oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais (CDRs) localizados no Chile e Panamá. Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em países da América Latina e Caribe.
“Iremos também aumentar, cada vez mais, nossa rede de fornecedores locais. Nossa meta é que, até 2030, itens produzidos na América Latina e Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”, diz Fu Jun, Vice-Presidente de Operações Globais da Foton.
A Foton também estabelecerá polos de treinamento de pós-vendas em territórios como Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru e Chile. E irá investir em talentos locais para atuar tanto em cargos de liderança como em posições operacionais.
Além disso, a Foton está firmando parcerias estratégicas com empresas que têm forte presença na região. Recentemente, a Foton e a Iveco assinaram em São Paulo um Memorando de Entendimento para explorar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções inovadoras focadas nos mercados brasileiro e argentino.
“A Foton fabrica um portfólio completo de produtos para o mercado de transportes, de caminhões semileves a extrapesados, passando por vans, picapes e ônibus. Somos referência mundial na produção de veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio”, disse Fu Jun.
“Além disso, nossos veículos são equipados com as melhores marcas do mercado automotivo, como motores Cummins e transmissões ZF. Já estamos vendendo nossos melhores produtos na América Latina e Caribe. E, com nossos planos de crescimento, a região terá cada vez mais opções da nossa marca, com unidades produzidas localmente.”
Foto: Foton - Divulgação
América Latina é estratégica
Atualmente, a Foton tem 46 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China nos últimos 14 anos, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.
Segundo o vice-presidente de Operações Globais da Foton, Fu Jun, a América Latina e o Caribe compõem hoje uma região de enorme importância para a Foton no mundo.
“É uma área que tem crescimento econômico estável e participação importante no Produto Interno Bruto global”, avalia o executivo. “Está entre as regiões com mais recursos naturais essenciais para a indústria automotiva, como cobre, ferro e lítio. E a China é um dos maiores parceiros comerciais da América Latina e Caribe nos dias de hoje.”
A demanda por veículos movidos por energia alternativa a combustíveis fósseis (como elétricos, hoje uma expertise de fabricantes chinesas e, especificamente, da Foton) deve crescer na região. Eles representaram 1% de todos os veículos comerciais vendidos na América Latina e Caribe em 2024. Em 2030, a Foton prevê que eles representem 20% do mercado da região.
O volume de vendas da Foton na América Latina e Caribe, por sua vez, aumentou 45% entre 2021 e 2024, subindo de 22 mil unidades para 32 mil unidades comercializadas.
“Estamos evoluindo muito rapidamente na região. Com a força produtiva e qualidade dos produtos e serviços da Foton, temos tudo para alcançar a liderança regional nos próximos anos”, finaliza Fu Jun.
História da Foton
Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, oferecendo a mais abrangente gama de produtos. É também a primeira empresa de veículos comerciais da China a atingir vendas totais de onze milhões de unidades. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.
A Foton é uma empresa líder em tecnologia limpa e sustentável. O objetivo global da empresa é a redução das emissões de carbono, com foco na eficiência energética, desenvolvimento de produtos verdes e sistemas mais eficientes de produção. A Foton pretende atingir a neutralidade de carbono em suas principais fábricas até 2035 e a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.
A Foton comercializa no Brasil, através de uma eficiente rede de concessionárias, o caminhão semileve Aumark 315, os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue 6T.
Fonte: Terra