28/06/2024 07h29
Foto: Divulgação
Na última semana, foram entregues mais 15 navios porta-contêineres, com capacidade combinada de 80,5 mil TEUs. Isto eleva o número de novos navios adicionados à frota este ano para 246, para um total de quase 1,6 MTEUs, informa o Alphaliner .
Apesar das entregas em 2023, 2024 e 2025 serem duas a três vezes superiores à média histórica, e dos preços muito elevados dos novos navios, o frenesim de novas encomendas ainda não acabou. Mais 64 navios porta-contêineres foram encomendados este ano, o que aumentará a frota em mais 543.500 TEUs.
No entanto, é interessante notar que as companhias marítimas pararam de encomendar navios Megamax. Enquanto isso, os maiores navios encomendados este ano correspondem a quatro navios compactos Neopanamax de 14.170 TEUs do armador alemão Peter Döhle Schiffahrt, que deverão ser operados pela Emirates Shipping Line (ESL), com sede em Dubai.
Uma segunda observação que deve ser feita é que as novas encomendas não são exclusivamente para embarcações “verdes”. Apenas metade dos navios encomendados este ano (30) estão equipados com motores bicombustíveis, dos quais 24 são movidos a metanol e seis são movidos a GNL.
Excluindo quatro novas pequenas embarcações híbridas movidas a bateria, 30 das embarcações encomendadas até o momento são movidas convencionalmente e quatorze delas são descritas como prontas para metanol.
De acordo com a Alpahliner, são esperados mais pedidos das principais companhias marítimas no segundo semestre do ano, já que os corretores de navios sugerem negociações em andamento com os estaleiros para a construção de até cem navios porta-contêineres, muitos deles na faixa de tamanho de 8.000 a 17.000 TEUs.
Fonte: Mundo Marítimo