Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Fretamento cresce e evita queda livre das vendas de ônibus

Mesmo tendo pequena participação ante os demais segmentos, setor de fretamento garante alento às fabricantes

07/06/2021 17h15

Foto: Divulgação

O fretamento contínuo, devido a necessidade de maior distanciamento social, tem evitado uma queda ainda maior das vendas de chassis e carrocerias. Muitos clientes estão contratando ônibus de 48 lugares para levar 24 pessoas, o que leva as empresas de transporte de passageiros a comprarem novos veículos para atender a demanda.

As empresas dos setores estão crescendo e aumentando os pedidos. Por exemplo, as áreas de mineração, pecuária, saúde, energia e tecnologia.

Como resultado, a Mercedes-Benz vendeu 180 ônibus para uma única empresa em 2021, que transporta os funcionários da Vale do Rio Doce. Segundo o diretor de Vendas e Marketing Ônibus da montadora, Walter Barbosa, as vendas para o setor de fretamento cresceram acima da média do mercado de janeiro a abril de 2021. Dos 4.472 ônibus vendidos no período, 641 foram para o fretamento.

O mercado em geral cresceu 13,8% ante o mesmo período de 2020. Ao mesmo tempo, no setor de fretamento a alta foi de 120%. “A participação do segmento está crescendo. No ano passado eram 10% e, agora, está em 13%”, diz Barbosa.

De acordo com ele, a Mercedes-Benz tem 58,7% das vendas do segmento, o que corresponde a 376 unidades. “A expectativa é que o setor de fretamento compre cerca de 2 mil ônibus em 2021.”

Barbosa está bastante otimista em relação às vendas da marca. A Mercedes-Benz lançou um chassi sob medida para o segmento. Segundo o executivo, modelo OF 1621 “nasceu para o fretamento”. Ele detalha que o tanque de diesel foi reposicionado, o elevador e o bagageiro têm novos ajustes. Tudo vem de fábrica, o que reduz o custo para o operador de transporte.

Recentemente, a empresa vendeu 70 ônibus para o Grupo Comporte. Desses, 50 são do novo chassi e 20 do O 500 RS. Os ônibus serão operados pela Viação Piracicabana para transportar funcionários de empresas da região do ABC paulista.

Em 2020, a Mercedes-Benz vendeu 600 veículos para o grupo, entre ônibus e modelos da linha Sprinter. Todos são para o transporte por fretamento.

A marca alemã não é a única a registrar alta nos pedidos. De janeiro a abril, a Volvo viu as vendas de seu modelo B270F crescer 850%.

Esse chassi também é focado no setor de fretamento. De acordo com a empresa os números passaram de oito para 76 unidades.

Caminho da Escola ficou para trás

O Caminho da Escola sempre contribui com as vendas das fabricantes de ônibus. A expectativa era de que o edital fosse publicado em janeiro. Porém, o documento que trata das compras desses veículos pelo governo federal ainda não saiu. Inicialmente, a expectativa é de que o programa envolva 7 mil vendas.

De acordo com Barbosa, não dá para contar com essas vendas em 2021. “Até que as empresas apresentem o protótipo e saia o primeiro pedido, será próximo do fim do ano”.

Enquanto o novo edital não sai, as empresas estão entregando as encomendas da licitação de 2019. Segundo o FNDE, em 2021 foram 1.346 ônibus entregues a 92 municípios. O investimento feito pelo governo federal foi de R$ 74.5 milhões.

Fonte: Estradão