Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Frota da Ativa Logística opera com energia solar

A tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias

04/10/2021 14h45

Foto: Divulgação

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo país, acaba de iniciar um projeto piloto com caminhões, que receberam a instalação de placas solares. Segundo Alex Nunes, gerente de inovação, a tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias.

As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões. “A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata ele. 

Alex Nunes destaca que a utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes em que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias. “Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús. Requisito fundamental no transporte de medicamentos”. 

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes.  O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, relata ele. 

Os veículos da Ativa Logística que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões são ações integrantes do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela Ativa Logística.

Armazenagem e o transporte

Com 25 anos de história, a Ativa Logística  é um dos maiores integradores logísticos de saúde e beleza no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.    

Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express.   

Com uma frota de mais de 800 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 12 anos consecutivos (2009-2020) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo sexto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada um dos melhores fornecedores de serviços para as indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), foi premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor 2019 e conquistou o prêmio High Performance da Volk do Brasil 2020.