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08/07/2024 15h41
Foto: Divulgação
Em 2013-2023, a frota registou um crescimento significativo em termos de capacidade de tonelagem de porte bruto (dwt). Os principais impulsionadores deste crescimento incluíram a expansão de grandes economias como a China e a Índia, que impulsionaram significativamente a procura de matérias-primas. Os seguintes destaques da AXSMarine apontam as principais tendências deste período:
A rápida industrialização nas economias emergentes, especialmente na China e na Índia, impulsionou a procura. Isto, por sua vez, alimentou a necessidade de graneleiros maiores e mais numerosos. A Iniciativa Cinturão e Rota da China e outros projetos de infraestrutura estimularam a demanda por navios.
Avanços Tecnológicos
As melhorias nas tecnologias de construção naval levaram à construção de embarcações maiores e mais eficientes, contribuindo para o aumento geral da capacidade de dwt. A evolução dos Very Large Ore Carriers (VLOC) e dos graneleiros Newcastlemax, com capacidades superiores a 200.000 dwt, tornou esses navios mais comuns. O crescimento constante da frota de graneleiros Ultramax nos últimos dez anos ilustra bem esta tendência. Em média, estes são apenas 10 metros mais longos que o Supramax, mas têm mais de 12% mais capacidade de carga. Naturalmente, isso se traduz em mais carga por viagem, maior eficiência operacional e redução de custo por unidade de carga.
A mudança para designs ecológicos também desempenhou um papel, e muitos navios novos foram construídos para atender a padrões ambientais rigorosos. Muitas embarcações mais antigas foram aposentadas e substituídas por outras mais novas e com maior eficiência de combustível. Esta modernização foi impulsionada por uma combinação de pressões regulatórias e pela necessidade de reduzir custos operacionais.
Dinâmica do mercado
As flutuações nos preços das commodities, as mudanças nas políticas comerciais globais e os ciclos econômicos influenciaram o mercado dos graneleiros. Por exemplo, a queda dos preços das matérias-primas em 2015-2016 abrandou temporariamente o crescimento da frota, que registou um nível de apenas 1% em 2017, mas a recuperação subsequente revitalizou-a. Da mesma forma, a pandemia de covid-19, a incerteza sobre o futuro, as políticas rigorosas de confinamento na China e as dificuldades físicas na realização de novas encomendas acabaram por reduzir para metade o crescimento da frota em 2021 e 2022, em comparação com os dois anos anteriores.
No final de 2023, a frota global de graneleiros (incluindo navios com mais de 25.000 dwt) atingiu uma capacidade de mais de 980 milhões de dwt, refletindo uma sólida trajetória de crescimento de 730 milhões de dwt em 2013. A capacidade total da frota aumentou em mais de 34% em relação a 2013. Com um crescimento estimado de 2,7%, 2024 é o ano em que a frota global deverá atingir 1 bilhão de dwt.
Perspectivas para 2025
As perspectivas são determinadas por vários fatores, incluindo a evolução económica em curso, inovações tecnológicas e alterações regulamentares, incluindo a procura sustentada de matérias-primas, regulamentações ambientais mais rigorosas, aumento das regulamentações climáticas e de velocidade de navegação, além de fatores geopolíticos e económicos.
De acordo com a AXSMarine, a última década assistiu a um crescimento significativo na capacidade de dwt da frota de graneleiros, impulsionado pela expansão económica global e pelos avanços tecnológicos. Olhando para 2025, a indústria está preparada para um maior crescimento, com uma forte ênfase na sustentabilidade e na inovação. À medida que o mundo continua a evoluir, o mercado dos graneleiros se adaptará para responder às novas exigências do comércio global, garantindo o seu papel vital na cadeia de abastecimento internacional.
Fonte: Mundo Marítimo