05/12/2023 07h05
Foto: Divulgação
A frota global de navios porta-contentores ociosos manteve-se praticamente inalterada ao longo da última quinzena, uma vez que os recentes aumentos registados desde o início de outubro perderam dinamismo. A última pesquisa da Alphaliner mostrou um total de 275 navios ociosos, representando tanto a tonelagem ociosa quanto a capacidade em reparo. Isto representou uma diminuição líquida de 20 unidades em relação à quinzena anterior.
Contudo, a capacidade ociosa total praticamente não se alterou, situando-se em 1.213.505 TEUs, o que representa uma redução líquida de 5.400 TEUs. Ao todo, a frota inativa representa 4,4% da frota total de contêineres. Esta ligeira diminuição deve-se ao regresso ao serviço de vários navios da categoria inferior a 5.000 TEUs.
Um total de 21 unidades do segmento 500-5.100 TEU retornaram à atividade comercial durante o último período de estudo. Aproximadamente 50% permaneceram comercialmente inativos.
Pelo contrário, houve um pequeno aumento de embarcações inativas na categoria de mais de 12.500 TEUs. Especificamente, seis unidades entre 12.500 e 17.999 TEUs foram declaradas inativas (2 comercialmente e 4 em reparo). Na categoria +18 mil TEU, outros dois navios foram colocados em estaleiro.
No geral, a capacidade comercialmente inativa foi reduzida durante o período em 51.662 TEUs (41.675 TEUs controlados por companhias marítimas, 9.987 TEUs controlados por armadores não operacionais).
A capacidade comercial ociosa representa agora 32% do total da frota ociosa, acima dos 36% quinze dias antes. Pelo contrário, a atividade relacionada com reparações passou de 64% para 68% da frota inativa.
Fonte: Mundo Marítimo