22/10/2025 09h16
Foto: Divulgação
Apesar do feriado da Semana Dourada na China e da contínua deterioração das tarifas de frete, a frota de navios porta-contêineres comercialmente ociosa permaneceu baixa e praticamente inalterada no início de outubro. Segundo registros, os navios ociosos representavam 0,9% da frota global, o equivalente a 32,7 milhões de TEUs, informou a Alphaliner.
Embora esses 0,9% representem o maior nível de inatividade em um ano, o setor de transporte marítimo ainda pode ser considerado "plenamente empregado", sem sinais de inatividade estrutural.
De acordo com o último relatório da Alphaliner, até 6 de outubro, a capacidade total de navios ociosos aumentou ligeiramente em 7.155 TEUs nas últimas duas semanas, atingindo uma frota composta por 91 navios porta-contêineres.
Mais navios entram nos estaleiros
Os cancelamentos de viagens programadas durante a Semana Dourada ainda não alteraram significativamente a ociosidade geral da frota. Em vez disso, as companhias marítimas e os armadores aproveitaram esse período para enviar embarcações aos estaleiros para manutenção, reparos, modernização ou conversão.
A capacidade de armazenagem aumentou novamente para 2,1% da frota total, abaixo da mínima de 1,6% em setembro. O número de navios nos estaleiros aumentou de 124 para 153 unidades, representando um aumento de quase 160.000 TEUs, totalizando 688.195 TEUs.
O próximo período de atividade lenta testará a disciplina de gestão de capacidade das companhias marítimas, enquanto elas tentam conter um declínio ainda maior nas tarifas de frete.
Fonte: Mundo Marítimo