12/05/2025 15h20
Gustavo Paschoa, CEO da Mercosul Line, Rai Oliveira, fundador da Fundação Gol de Letra, e Neusa Marcelino, CEO da CMA CGM do Brasil - Foto: Divulgação
A Fundação Gol de Letra inaugurou oficialmente na semana passada seu novo Centro da Juventude na Vila Albertina, em São Paulo — um projeto viabilizado com o apoio da Fundação CMA CGM, que contribuiu tanto para a aquisição quanto para a reforma do espaço.
Com capacidade para atender mais de 200 estudantes por ano, o novo Centro da Juventude é dedicado a promover o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens adultos de 16 a 29 anos. O espaço oferecerá cursos gratuitos com certificação, oficinas e orientação profissional para ajudar a preparar os participantes para futuras oportunidades. A Fundação CMA CGM teve um papel fundamental na concretização dessa visão ao financiar a aquisição e reforma do espaço.
Um dos programas de destaque do centro é o recém-lançado Curso de Capacitação em Logística, desenvolvido em parceria com a Fundação CMA CGM e a CEVA Logistics, uma subsidiária do Grupo CMA CGM. Ao longo dos próximos três anos, o curso de 160 horas irá capacitar um total de 60 jovens com habilidades essenciais em logística, incluindo manuseio de materiais, armazenagem e distribuição.
"O Centro da Juventude é a realização de um sonho de longa data para o Gol de Letra. Ele não apenas marca nosso primeiro espaço permanente, mas também nos permite expandir o trabalho que realizamos na Vila Albertina há mais de duas décadas. Graças ao apoio de parceiros comprometidos, agora podemos oferecer ainda mais oportunidades para jovens e adultos crescerem e prosperarem", diz Raí Oliveira, diretor executivo e cofundador da Fundação Gol de Letra.
"A CMA CGM é mais do que apenas um negócio. Através deste novo centro e programa de capacitação profissional, teremos um impacto profundo e duradouro nos jovens de São Paulo. Iniciativas como essa refletem nossa ambição de criar um futuro onde os jovens sejam empoderados com as habilidades e a confiança necessárias para ter sucesso", comenta Tanya Saadé Zeenny, Presidente da Fundação CMA CGM.
Empoderando jovens por meio de capacitação e oportunidades
Após 26 anos de trabalho impactante na Vila Albertina, a Fundação Gol de Letra está iniciando um novo capítulo em sua missão de empoderar jovens. O recém-inaugurado Centro da Juventude não abrigará apenas o Curso de Capacitação em Logística, mas também a Escola de Panificação, Confeitaria e Doces — um programa de formação profissional de dois anos. Apoiado pelo Senai tanto para o treinamento técnico quanto para a certificação, o curso capacitará os estudantes com as habilidades necessárias para construir carreiras nos setores de culinária e hospitalidade em crescimento no Brasil.
O Centro da Juventude também abrigará o Hub de Oportunidades, um programa criado para apoiar os jovens em sua entrada no mercado de trabalho. O Hub oferece sessões de mentoria personalizadas com especialistas em empregabilidade, coaching especializado para preparação para o mercado de trabalho e acesso a um banco de currículos que conecta os participantes com empresas parceiras. O suporte contínuo após a colocação também garantirá o sucesso a longo prazo e o crescimento na carreira.
Educação para todos
Desde 2005, a Fundação CMA CGM tem se associado a organizações para implementar mais de 550 iniciativas educacionais em todo o mundo. Esses esforços incluem a construção e reforma de 20 instalações educacionais, como escolas na Costa do Marfim e na Indonésia, e centros educacionais no Quênia, Vietnã e Índia.
Presente no Brasil há mais de 20 anos
O Grupo CMA CGM está operando no Brasil há mais de 20 anos, com atualmente 8 escritórios e mais de 10.000 colaboradores. O crescimento do Grupo no Brasil foi impulsionado tanto de forma orgânica quanto por meio de aquisições estratégicas, como a compra da Mercosul, uma histórica linha de navegação regional.
Desde que se juntou ao Grupo CMA CGM em 2017, a Mercosul Line tornou-se um elemento central da estratégia operacional do Grupo no Brasil, com soluções de transporte marítimo costeiro e intermodais. Juntas, a CMA CGM e a Mercosul operam 10 serviços semanais principais em 14 portos no Brasil, conectando o país a destinos globais importantes.
Além disso, a Ceva Logistics, braço logístico da CMA CGM, oferece as soluções mais diferenciadas de transporte porta a porta, combinando transporte de carga e logística contratada. Com 530.000 m² de armazéns em 36 locais, a Ceva Logistics atualmente emprega 7.500 pessoas no Brasil.
A CMA CGM também está implantando embarcações movidas a gás natural liquefeito (LNG) no Brasil, reforçando seu compromisso com o transporte marítimo mais sustentável.