22/05/2025 11h33
Foto: Divulgação
Com estreia prevista ainda para esta semana, a chinesa GAC promete causar um impacto no mercado brasileiro.
A GAC chegará ao Brasil inicialmente com quatro carros, sendo três deles elétricos e um deles híbrido. Um dos principais modelos que serão comercializados se chama Emkoo em outros mercados.
GAC GS4
SUV de porte médio, o modelo adotará GS4 como nome no Brasil para não usar o original Emkoo. Será o único carro híbrido da GAC neste primeiro momento e será do tipo pleno, com impacto positivo no preço, pois o conjunto de bateria é menor. Nas principais medidas, o modelo tem 4.680 mm de comprimento e 2.750 mm de entre-eixos.
O conjunto de propulsão, ao contrário do que foi veículo em outros lugares, será um 2.0 aspirado de ciclo Atkinson com 140 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com um elétrico de 182 cv e 30,5 kgfm. A entrega combinada será de 235 cv e a tração será sempre dianteira. O sistema elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) com 2,2 kWh.
Inicialmente, o GAC GS4 chegará ao Brasil com duas versões. A de entrada tem uma estimativa de preço de cerca de R$ 189 mil reais com bancos mesclando tecido e couro. A segunda terá teto de vidro panorâmico e bancos totalmente em couro, acrescento cerca de R$ 10 mil.
GAC Aion ES
O chamado GAC Aion ES trará uma bateria de 55,2 kWh do tipo LFP, mais em conta. A potência declarada na China é de 224 cv. No Brasil, a GAC trabalha com uma estimativa de autonomia superior a 400 km, ainda que a homologação pelo PBEV tenha chegado a cerca de 315 km.
Nas principais medidas, o GAC Aion ES tem 4.810 mm de comprimento e 2.750 mm de entre-eixos. O que surpreenderá mesmo será o preço: cerca de R$ 150 mil.
GAC Aion Y
Com jeito de minivan, o GAC Aion Y apelará para o público que busca um veículo mais versátil. Ele tem portas traseiras com abertura de até 90 graus, com amplo acesso e espaço no banco de trás. Na Colômbia, o Aion Y está disponível em versão única e é equipado com um motor elétrico de 204 cv e 23 kgfm de torque, associado a uma bateria de 63,2 kWh do tipo LFP (Lítio-Ferro-Fosfato). A marca também espera uma autonomia real superior a 400 km, ainda que o homologado por aqui tenha ficado em cerca de 315 km também.
Com formato que mescla elementos SUV e minivan, o Aion Y se vale do amplo espaço interno, resultado da plataforma dedicada a veículos elétricos. Com 4.535 mm de comprimento e entre-eixos de 2.750 mm, em configuração para até cinco ocupantes.
O GAC Aion Y tem uma estimativa de preços no Brasil partindo de R$ 189 mil.
GAC Hyptec HT
O modelo topo de gama da GAC no Brasil será o Hyptec HT. O veículo conta com duas opções de motorização: uma de 245 cv e outra de 340 cv, tendo baterias que vão de 70 kWh a 99,5 kWh. Segundo o Inmetro, o SUV terá autonomia de 362 km. O que sabemos é que ele será oferecido tanto na configuração com portas traseiras normais ou tipo asa-de-gaivota, com preços ficando em torno de R$ 400 mil.
Foto: Divulgação
Fonte: Motor1.com