23/07/2023 07h29
Foto: Galderman - Divulgação
A Galderma, especialista em soluções para cuidados com a pele, que abrange medicamentos de prescrição médica, dermocosméticos e produtos utilizados em estética injetável, acaba de iniciar a implementação da frota de veículos elétricos no Brasil. O país é o primeiro da América Latina a realizar entregas dos produtos da companhia utilizando este modelo de veículo.
De acordo com Rogério Oliveira, gerente de Logística e Customer Service da Galderma, a iniciativa reforça o compromisso da Galderma em estar cada vez mais alinhada aos pilares da agenda ESG. "Entendemos nosso papel no contexto ambiental, social e de governança empresarial e estamos trabalhando para promover um desenvolvimento sustentável dos nossos negócios. Os carros elétricos são mais um passo importante para mostrarmos, na prática, que é possível planejarmos uma logística que privilegie fontes alternativas aos combustíveis fósseis, contribuindo para o movimento de transição para uma economia de baixo carbono", afirma Oliveira.
Nesta primeira etapa do projeto, que está sendo implementada em conjunto com a transportadora ExpertLog, a companhia irá operar uma frota composta por 15 carros elétricos. Em comum, todos os veículos atuam na chamada "last mile", trajeto entre o centro logístico e o destino final dos produtos, que irão circular por capitais do Sul, Nordeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. A meta, segundo a empresa, é ter 100% veículos elétricos circulando até 2024 para a entrega de produtos de estética, e para os produtos de RX e OTX expandir na medida que a infraestrutura das estradas em trajetos mais longe permitir.
Na prática, com a utilização dos carros elétricos, a Galderma estima uma redução de 1.050 toneladas na emissão de CO2 no Brasil em 1 ano - uma vez que a frota percorre 1.4 milhão quilômetros no período. "A mudança ocorre de maneira gradativa. O que estamos fazendo hoje é dar um primeiro passo rumo a este novo caminho, que nos permitirá entregar nossos produtos de maneira consciente para os nossos consumidores, de ponta a ponta", finaliza Oliveira.
Depois dessa fase no Brasil, a empresa já estuda a possibilidade de ampliar a iniciativa para os demais países da América Latina, como Colômbia, México, Chile e Argentina.