03/07/2025 11h03
Foto: TCP - Divulgação
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, celebra um ano da conclusão das obras de modernização do Gate 1, principal via de acesso rodoviário ao pátio de operações. Concluída no fim de abril de 2024, a obra, de aproximadamente R$ 30 milhões, reestruturou completamente o Gate 1, que passou a contar com oito pistas, quatro de entrada, duas de saída e duas bidirecionais, sendo que três estão preparadas para atender bitrens. O investimento também resultou na construção do Gate 3, localizado ao lado do acesso ferroviário, que conta com uma pista bidirecional pronta para bitrens.
Entre maio de 2024 e abril de 2025, quando a conclusão da obra completou um ano, a TCP registrou a passagem de cerca de 461 mil caminhões e de 594 mil contêineres pelo Gate 1, número 10% superior ao mesmo período entre 2023 e 2024, anterior à modernização, quando 542 mil contêineres acessaram o terminal. Mais recentemente, no dia 16 de abril, o Terminal atingiu um novo recorde de transações (processo de entrada e saída de contêineres) para um único dia, que chegou a 2.678 unidades, 5% a mais que a máxima anterior.
A modernização contemplou a atualização do projeto arquitetônico e a implementação de melhorias, como a substituição de cabines de atendimento manuais por totens totalmente automatizados. Essa mudança, somada a integração do sistema com o aplicativo para motoristas TCP GO, excluiu a necessidade do uso de papel nos processos de agendamento de entrada e na emissão do recibo de saída de cargas, tornando a operação mais sustentável e paperless.
Outro avanço em automação ocorreu com a instalação de diversos sistemas de monitoramento e câmeras com tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR), capazes de fazer uma fotografia total do contêiner e do caminhão, trazendo maior agilidade e segurança no processo de entrada e saída dos veículos. A obra também incluiu a criação de uma conexão direta com a subestação de energia isolada a gás do Terminal (SE-01), garantindo autonomia energética em casos de queda de energia.
"A modernização do Gate representa um salto em eficiência para toda a cadeia logística. O projeto foi construído de forma integrada entre nossas áreas de operações, engenharia e tecnologia da informação e resultou em melhorias consistentes, o que tornou o acesso mais ágil para os motoristas, elevando os padrões de segurança e melhorando significativamente o fluxo de veículos", explica Felipe de França, gerente de operações da TCP.
Ainda no campo da infraestrutura, a reforma do pátio de triagem (pré-gate), finalizada em abril de 2025, já traz ganhos relevantes. O número de vias de acesso no local foi duplicado — de duas para quatro — e as áreas de apoio aos motoristas passaram por reformas. O investimento, de cerca de R$ 1,5 milhão, ampliou de 80 para 160 veículos por hora a capacidade da triagem, contribuindo para um fluxo mais dinâmico e menor tempo de espera.
Outra medida estratégica foi a ampliação dos horários de funcionamento do Gate aos domingos, implantada em setembro de 2024. A mudança permite que os clientes agendem entregas e retiradas também aos finais de semana, distribuindo melhor a demanda e reduzindo gargalos nos dias úteis.
"Nosso objetivo é facilitar a rotina dos motoristas, reduzir o tempo de permanência e tornar a operação cada vez mais fluida, inteligente e sustentável", finaliza França.