28/06/2024 06h02
Foto: Divulgação
Um gateway de frete é uma plataforma tecnológica que facilita o gerenciamento e a coordenação de remessas de mercadorias entre os diferentes fornecedores e destinos. Ele é muito usado em plataformas do E-commerce, integra diversos serviços de diferentes transportadoras e modais, permitindo a comparação de custos, gerenciarem toda a cadeia logística e de abastecimento de forma eficaz, rápida e centralizada. Sua principal função é automatizar e otimizar a gestão de fretes, proporcionando uma experiência de compras mais eficiente tanto para vendedores quanto para os clientes.
Esses sistemas não possuem veículos, operam exclusivamente por meios de softwares e tem como principal objetivo simplificar o caminho entre o embarcador e o transportador; ficam integrados nas plataformas digitais, onde por intermédio de parametrizações e cadastro de diversas transportadoras, regras de fretes, consolidação de volumes, gestão de despachos, filtros mais completos de fretes (maiores opções de entregas), tabelas de preços e seus prazos de entrega, destinos e outros parâmetros, conseguem fazer a cotação do frete on time, ao final da compra do cliente, no portal do comércio eletrônico.
O gateway roda em “background”, tem que estar sempre com seus dados e tabelas atualizados para gerar respostas rápidas e corretas, fidedignas para os clientes, bem como para integrar as compras “on line” às regras cadastradas na malha logística da plataforma, e fazer as entregas finais de forma ágil, visto que 95% dos clientes do e-commerce anseiam por entregas rápidas das suas compras, conforme reportagem do portal E-Commerce Brasil, janeiro 2024.
Apenas um dado que traciona o uso de gateway de frete foi postado na pesquisa Barilliance, onde é relatado que 82% dos carrinhos, nas compras virtuais, são abandonados; e muitas vezes devido ao custo do frete e não parametrização competitiva desta etapa da compra. Uma prática que está ficando mais usual nos portais de E-commerce são a oferta, por intermédio dos gateways de frete, da descrição de todas as transportadoras cadastradas e que entregam no CEP de destino digitado durante a compra digital, com seus preços, modais (ex: rodo, ou aéreo), prazos de entrega, expresso, normal, etc., dando opções para o cliente escolher a sua preferência no Last Mile, uma estratégia que ajuda na retenção do cliente e finalização da sua compra com maior satisfação.
A partir da escolha dos produtos dos clientes, o tempo de requisição, pesquisa e entrega do cálculo do frete é muito rápido. O processo em um gateway de frete, de alguns fornecedores chega a garantir um tempo de resposta no cálculo do frete de 30 milissegundos, o que é uma velocidade altíssima.
Os resultados que os gateways de frete prometem gerar são:
As operações com os gateways de frete podem ser aplicadas em diversos modelos de operações logísticas como: “ship from store”, “cross docking”, entrega com frota própria, delivery e todas elas com rastreio em tempo real e a possibilidade de inserção de regras de descontos, conforme as informações cadastradas sobre os valores das compras, destino entrega, promoções relâmpagos, quiçá frete grátis.
Alguns exemplos de gateways de frete existentes: Intelipost, Frete Rápido, dentre outras ferramentas. Por fim, os gateways de frete também geram outras vantagens, dando mais dinâmica no site e nas respostas do frete corroborando, também, na conversão de vendas por intermédio:
Na busca por alternativas que aprimorem a logística dos pedidos feitos nos e-commerces, os gestores se deparam com duas opções: TMS (Transportation Management System) e o gateway de fretes. Para ficar claro a diferença entre eles:
O TMS é um software que atua diretamente no processo de distribuição. A sua principal função é fazer com que todas as operações que envolvam a gestão de transportes sejam feitas de maneira integrada.
O gateway de fretes tem como objetivo fazer da gestão de entregas o diferencial competitivo de cada lojista no e-commerce. Essa ferramente oferece os preços e prazos de entrega, ajuda em campanhas de frete e até produz relatórios de performance.
O TMS, portanto, preenche as necessidades do pós-venda e do back office, enquanto que o gatweay de fretes atua na etapa de conclusão dos pedidos na plataforma de e-commerce, ou loja on-line.
A tecnologia junto com a logística ainda irá avançar muito. O limite será quando os investimentos superarem os resultados, entretanto acredito que ainda haverá muita inovação na jornada, cada vez mais digital para a tomada de decisão assertiva, de forma rápida, buscando ser a melhor solução entre dois pontos e com menores custos.
Sérgio Maia - Consultor e profissional de Logística há 27 anos. s[email protected]
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