Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Gigante MSC Nitya B atraca no Porto de Salvador

A embarcação da classe Sammax realizará operação pioneira de escoamento da safra de frutas do Vale do São Francisco

25/07/2020 10h00

Foto: MF

O Porto de Salvador recebe, pela primeira vez, o navio porta-contêiner MSC Nitya B, o maior da categoria em operação na América do Sul. A embarcação da classe Sammax, atracou, neste sábado (25), às 8h, no Terminal de Contêineres (Tecon Salvador), para operação pioneira de escoamento da safra de frutas (uva, manga, limão) do Vale do São Francisco (Petrolina e Juazeiro), com destino a Europa. A previsão é de operar 600 contêineres entre embarque e descarga.

O porta-contêiner MSC Nitya B, da empresa italiana Mediterranean Shippin Company, veio do Porto de Valência, na Espanha, e partiu do Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, na manhã de ontem (24), com destino a capital baiana.  Sua capacidade de carga é de 11.000 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), podendo ser até 1.453 unidades do tipo reefer, e seu calado atual é de 11,5 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 330 metros por 48,31 metros de boca e 27,20 de pontal (do fundo do casco até o convés principal). O navio é impulsionado por um único motor diesel MAN de 8 cilindros em linha de 74.724 HP de potência capaz de levar o gigante aos 21 nós de velocidade em navegação.

Para a Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba “esta operação confirma a qualificação do Porto de Salvador para receber os maiores navios em operação na América do Sul, por possuir as características ambientais e a infraestrutura adequadas às suas exigências, e o integra nas escalas rotineiras para navios desta classe”.

Expansão do terminal de contêineres

O berço de atracação do terminal de contêineres do Porto de Salvador, administrado pelo Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, vai dobrar de tamanho, saindo dos atuais 377 metros para 800 metros. Com os atuais investimentos no projeto de expansão (em torno de R$ 443 milhões), o terminal baiano passará a atracar dois navios de grande porte (366 metros), simultaneamente. As obras, em fase de conclusão, têm 100% de recursos privados.

O porto da capital baiana foi o segundo porto brasileiro a obter a autorização da Capitania dos Portos para atracar navios de até 366 metros de comprimento (LOA) com capacidade para 14.000 TEUs e em condições especiais, sem restrições de navegabilidade.

Em 2019, a movimentação geral de contêineres pelo Tecon Salvador superou o recorde histórico anual alcançado no ano anterior - foram movimentados 211.540 contêineres, 4% a mais que o praticado em 2018, quando o resultado chegou a 203.979 contêineres.