Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

GLP recebe novas certificações Leed em seus galpões logísticos

Desde 2021, a empresa busca garantir que seus novos desenvolvimentos tenham certificação Leed

31/05/2023 09h20

Foto: Divulgação 

A GLP, líder global desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, anunciou que recebeu a certificação Leed Gold para os quatro galpões da primeira fase do GLP Guarulhos II, em São Paulo, e Leed Silver para o galpão mais recente do GLP Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, construído na última fase do empreendimento. Até o ano passado, foram 33 galpões certificados.

Somando todos os galpões certificados, o resultado é de 1,2 milhão de metros quadrados de área bruta locável, além de mais nove galpões em processo de certificação, totalizando cerca de 570 mil m² de área bruta locável. A meta de 2023 foi ampliada para obter certificação Leed em 85% dos galpões totalmente desenvolvidos pela GLP, sendo que, até o momento, 83% já estão certificados. Desde 2021, a empresa busca garantir que seus novos desenvolvimentos tenham certificação Leed.

No setor de galpões logísticos, as instalações possuem o uso racional de recursos naturais e redução de impactos ambientais. Isso é possível devido a características específicas de projetos da empresa, como o aproveitamento de iluminação natural – reduzindo até 100% do custo de energia; utilização de lâmpadas Led, que permitem redução de até 70% no consumo; e o reuso de água, reduzindo o consumo hídrico em até 40%.

"Estamos comprometidos com diversas iniciativas ESG em todas as etapas do nosso negócio, desde a aquisição do terreno, concepção do projeto, construção, até as operações diárias dos clientes", explica o presidente da GLP no Brasil, Mauro Dias.

A Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), é realizada pelo U.S. Green Building Council (USGBC), e se trata de um programa de certificação de edificações verdes adotado em todo o mundo, abordando o projeto, a construção, a operação e a manutenção de edificações quanto ao seu impacto ambiental.

De acordo com a pontuação, baseada em quesitos como redução de emissão de gases que causam efeito estufa, proteção de fontes de água e de ecossistemas e aumento da saúde individual e qualidade de vida nas comunidades, os edifícios podem receber as certificações Leed Platinum, Gold, Silver e Certified.