Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

GM alcança 4,5 milhões de unidades produzidas na fábrica do Onix

A planta em Gravataí (RS) começou suas atividades em 2000, com a produção do Celta

27/03/2023 11h24

Foto: Divulgação 

A General Motors alcançou a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos em sua fábrica de Gravataí (RS). Um Chevrolet Onix produzido na cor vermelha simbolizou o feito histórico. Vale ressaltar que o complexo industrial produz as versões hatch e sedã do modelo.

Foto: Divulgação 

A fábrica em Gravataí deu o seu pontapé inicial em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta. A planta representou a primeira unidade da companhia no Brasil fora do Estado de São Paulo.

Outro aspecto é que o local inaugurou o conceito de “condomínio industrial”, reunindo ao seu redor os principais fornecedores para otimizar o processo de montagem.

De lá para cá, a unidade passou por três expansões, que somaram um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões.

Após o Celta, as reformas e ampliações viabilizaram a produção do Prisma, do Onix e, mais recentemente, dos novos Onix e Onix Plus – esta última entre 2017 e 2019, na qual a fábrica recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão.

Entre as benfeitorias realizadas, está um novo prédio de injeção de polímeros, onde é realizado o processo de moldagem de para-choques. Muitos processos também foram digitalizados.

Houve a aquisição de novos robôs que trabalham sincronizados, com sistemas de visão que realizam autocorreções, trabalhando no conceito de manufatura 4.0.