27/02/2025 09h20
Foto: Divulgação
A Gol Linhas Aéreas celebra 20 anos desde que pousou pela primeira vez na Argentina, dando início ao que ela denomina como uma história de sucesso que revolucionou a aviação entre os dois países.
A companhia ressalta que desde então não apenas se tornou a maior operadora de rotas entre Brasil e Argentina, mas também fez parte da vida de viajantes que realizaram 15 milhões de viagens.
Para celebrar os 20 anos dessa trajetória, a Gol reuniu, na noite da terça-feira (25), em Buenos Aires, executivos, autoridades e parceiros. Realizado no Museo Fortabat, em Puerto Madero, o evento intitulado “20 Años Gol Brasil Argentina” reuniu o presidente, vice-presidentes e executivos da Companhia, autoridades locais, parceiros comerciais e representantes do Time de Águias – como são chamados os Colaboradores da Companhia -, tanto da Argentina quanto do Brasil.
Esta relação Brasil-Argentina nasceu em 22 de dezembro de 2004, com a inauguração de 2 voos diários da Gol entre os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (GRU) e o de Buenos Aires/Ezeiza (EZE). Transcorridos 20 anos, em janeiro de 2025 a Companhia operou 22 rotas entre Argentina e Brasil – 17 para Buenos Aires e 5 para as demais cidades atendidas no país. Foram 1.074 decolagens no mês mais concorrido do verão.
“Temos muito orgulho de sermos a Companhia Aérea que mais opera rotas entre o Brasil e a Argentina. Na Gol, trabalhamos para diminuir distâncias, conectar pessoas e aproximar as pessoas de seus sonhos. A Argentina é um dos primeiros destinos internacionais escolhidos pelos brasileiros. Podemos afirmar que democratizamos o transporte aéreo entre os dois países, ligando a Argentina à memória dos brasileiros, assim como temos a felicidade de mostrar aos argentinos dezenas de destinos no Brasil. Tenho certeza de que com milhões de Clientes transportados nesses 20 anos, contribuímos para alavancar as relações culturais, comerciais e de turismo entre os países”, afirma Celso Ferrer, CEO da Gol.
A empresa aérea afirma que, além das rotas diretas entre os dois países, o Brasil também passou a ser uma opção de conexão rápida para argentinos que desejem seguir viagem para os Estados Unidos e para o Caribe.
Durante o evento, a Gol anunciou um aumento de 85% na oferta de voos e assentos em Buenos Aires, a partir de 30 de março próximo, em comparação com o mesmo período de 2024.
Neste primeiro semestre de 2025, a Companhia incrementa a oferta de voos no corredor Brasil-Argentina em 55%, em comparação com o mesmo período de 2024. Só para Buenos Aires, no primeiro semestre de 2025, a ampliação da oferta de voos fica em 62%.
Foram destacados, ainda, a retomada de Córdoba-São Paulo/Guarulhos como rota regular, a partir de 2 de abril, a expansão da frequência entre Córdoba e Rio de Janeiro no mesmo período, o lançamento da ligação Córdoba-Recife e a retomada da rota sazonal de inverno entre São Paulo e Bariloche, destino amado por brasileiros de todas as idades. Entre 2 de julho e 29 de agosto, a frequências será de 3 partidas semanais diretas entre Guarulhos e a Patagônia argentina.
A Gol atende 5 aeroportos e 4 municípios na Argentina – Buenos Aires (EZE e AEP), Córdoba (COR), Rosário (ROS) e Mendoza (MDZ) -, que se comunicam por meio de voos sem escalas com 13 cidades brasileiras, distribuídas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
O primeiro voo da Companhia entre o Nordeste e a Argentina aconteceu em 10 de maio de 2014, a partir de Fortaleza (FOR) rumo a Buenos Aires/Ezeiza. Hoje são 7 cidades do Nordeste, estrela do turismo brasileiro, em ligação direta com a capital argentina.
Nesses 20 anos, a parceria estabelecida com os aeroportos de Ezeiza e Aeroparque (AEP) foi vital para o desenvolvimento do negócio. As operações no AEP foram iniciadas em 23 de março de 2010, com até 3 voos diários para GRU.
Também fundamental para o sucesso da Gol na Argentina é o relacionamento próximo com os parceiros comerciais locais – agências de viagem, operadoras, OTAs e empresas parceiras -, que se dá de forma descentralizada, nas 4 cidades argentinas onde a Gol mantém suas bases. Em cada uma delas, a Companhia disponibiliza executivos de contas que atuam de forma personalizada junto aos parceiros.
A Smiles, programa de fidelidade da Gol com plataforma de viagem e 23 milhões de Clientes, completou 30 anos no Brasil e 6 anos na Argentina, em 2024. No país vizinho, a Smiles investe cada vez mais em fidelização, oferecendo um ecossistema que permite aos argentinos viverem em “modo viaje”. É o programa de milhas mais utilizado na Argentina, com uma base ativa de clientes que supera 30%.
Para a Gol e Smiles, o objetivo de contribuir para promover a evolução e o desenvolvimento humano por meio das viagens se mantém como norte para os próximos 20 anos, afirma a companhia.