Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Gol pode ter voos diretos para a Europa em 2026

A NAV Portugal concedeu à empresa uma série de slots no aeroporto português

21/11/2025 09h20

Foto: Divulgação

A Gol poderá ter voos para a cidade do Porto, em Portugal, no verão europeu de 2026. A NAV Portugal, autoridade de aviação do país, concedeu à empresa uma série de slots (espaços para pousos e decolagens) no aeroporto português, o que abre caminho para uma operação inédita da companhia aérea brasileira.

De acordo com documentos da NAV, o pedido da Gol foi de 292 movimentos de pousos e decolagens – e foi aprovado integralmente. A solicitação se refere à temporada europeia de verão definida pela IATA (International Air Transport Association), o que significa que as operações poderão acontecer em algum momento entre abril e outubro do próximo ano.

Vale ressaltar que um pedido (e a aprovação) de slots não significa que as operações da Gol estão confirmadas. Trata-se, neste momento, de um interesse. A companhia aérea pode, inclusive, desistir total ou parcialmente dos espaços para pousos e decolagens no Aeroporto do Porto.

Com o número de slots aprovado, a Gol não seria capaz, por exemplo, de operar um voo diário entre o Brasil e o Porto caso venha a ter uma operação ao longo de todo o verão europeu. Uma frequência diária só seria possível em caso de uma estreia no meio da estação ou com um foco na alta temporada (julho e agosto).

De qualquer modo, a perspectiva de a Gol atravessar o Oceano Atlântico pela primeira vez em sua história surge em um momento em que tudo parece se alinhar para isso. No mês passado, a empresa anunciou, ao lado do Grupo Abra, do qual faz parte, a aquisição de sete aviões Airbus A330-900neo (ideais para viagens internacionais de longa distância). As aeronaves devem ser entregues em 2026.

Em uma pesquisa com clientes do Smiles, seu programa de fidelidade, a Gol tentou sentir a aceitação deste público sobre voos para a Europa operados pela própria companhia. A consulta foi feita no mesmo timing do anúncio dos novos aviões.

Em nota, a Gol afirmou que “continuamente avalia oportunidades de expansão de sua malha aérea regional, nacional e internacional. Por ora, não há confirmação sobre voos da Companhia além dos aeroportos onde já opera ou anunciou. Novidades serão comunicadas ao mercado oportunamente”.

Gol também solicitou slots em Lisboa e Londres

A investida bem-sucedida da Gol no Porto não se repetiu em Lisboa e em Londres. A companhia aérea solicitou nada menos do que 584 slots para operar, respectivamente, nos aeroportos Humberto Delgado e Heathrow. As autoridades aeronáuticas rejeitaram todos os pedidos.

As portas fechadas não são surpreendentes, sobretudo no caso de Londres. Companhias aéreas que tentam entrar no maior aeroporto da capital britânica raramente conseguem o seu lugar por conta da capacidade do terminal, que opera perto do limite. O Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa e o ocupa a quinta posição global.