02/11/2020 11h20
Foto: Divulgação
O meio ambiente tem se tornando um assunto cada vez mais comum entre usuários de celular, recentemente a Apple causou muitas críticas ao remover carregadores e fones de ouvido das caixas dos seus smartphones. Entretanto agora a Google anunciou que pretende seguir o mesmo caminho removendo materiais agressivos ao meio-ambiente.
A promessa da Google em utilizar materiais reciclados em seus produtos não é nova. Em 2019 ela já havia anunciado que pretendia utilizá-los em todos os seus produtos até 2022. Hoje a empresa está anunciando que já conseguiu atingir esse objetivo em todos os produtos Made by Google.
O Pixel 5 é o primeiro celular da Google a utilizar alumínio reciclado em sua construção, o que reduz a pegada de carbono em 35%. O termostato da linha Nest tem uma estrutura plástica que é 75% reciclada e o Nest Audio segue a mesma tendência, com 70% das suas peças em plástico reaproveitado.
Agora como a tendência após atingir a meta é dobrar ela, a Google comunica que pretende ampliar o uso desses materiais, onde reciclados e renováveis devem compor pelo menos 50% do utilizado para fabricar seus produtos até 2025, que também terão embalagens livres de plástico.
A Google afirma que terá que descobrir novos materiais para conseguir realizar esses resultados, além de obter a certificação UL 2799 "Zero Waste to Landfill" até 2022 ao reciclar a maior parte dos resíduos gerados ao fabricar os seus produtos.
Vale lembrar que a Samsung já adota práticas semelhantes em embalagens e fabricação de celulares como o Galaxy S10, uma atitude mais do que bem-vinda para o meio-ambiente e pelos seus usuários.