Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Governo anuncia expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande

A expansão contempla um percurso de aproximadamente 1,2 km em via subterrânea

02/09/2025 07h06

Foto: CCR - Divulgação

O governo da Bahia deu mais um passo importante para a ampliação da Linha 1 do metrô de Salvador até o bairro do Campo Grande. Na quarta-feira (3), será realizada uma sessão pública na sede da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), na Calçada, para divulgar a análise das propostas técnicas das empresas que participam da licitação do Tramo 4 da expansão.

O encontro está marcado para as 9h e, além da avaliação técnica, as propostas de preço também serão discutidas durante a sessão. A convocação foi publicada no último sábado (30) no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada por Ana Cláudia Martins, presidente da Comissão Especial de Licitação da CTB.

O novo trecho do metrô, que vai da Estação Lapa até o Campo Grande, foi autorizado pelo governo estadual em junho deste ano, com investimento estimado em cerca de R$ 2 bilhões. A expansão contempla um percurso de aproximadamente 1,2 km em via subterrânea.

Com a ampliação, a Linha 1, que atualmente liga a Lapa a Águas Claras, ganhará a Estação Campo Grande, conectando diretamente a Lapa a esse importante bairro da capital. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), já foram realizados estudos topográficos, georreferenciamento e sondagens para viabilizar a implantação do novo trecho.

A nova estação deverá atender cerca de 11,5 mil usuários por dia. A obra será viabilizada pelo Ministério das Cidades, através do PAC Seleções, em conjunto com a Sedur. Estudos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), em 2019, apontaram estimativa de fluxo de 117.720 passageiros por dia no trecho composto por até quatro estações subterrâneas: São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra.

Fonte: CORREIO