20/03/2024 16h15
Foto: Feijão Almeida - GOVBA
Para oferecer segurança a quem trabalha ou utiliza os transportes por aplicativo, foi assinado convênio de cooperação técnica, entre o Governo da Bahia e a Uber, visando a implantação do Rapid SOS. A iniciativa promete assegurar uma resposta mais rápida das forças de segurança baiana em situações de violência relacionadas a essa plataforma.
O convênio entre o poder público e a empresa privada foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Bahia (COI), em Salvador.
Com a parceria, o software Rapid SOS de emergência estará conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, o que permitirá à Secretaria de Segurança Pública (SSP) acompanhar, em tempo real, a localização da ocorrência e, consequentemente, responder de forma rápida e mais efetiva à denúncia. A Bahia é o quinto estado a contar com essa inovação.
A partir disso, tanto motoristas quanto passageiros que estejam em emergências, seja por algum tipo de delito ou acidente, durante as viagens contratadas, poderão acionar o botão “ligar para a polícia”, sendo atendidos pela central 190 e encaminhados para o CICC, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente à chamada.
A gerente de comunicação da Uber, Natália Falcon, reforça a importância dessa parceria com o Governo baiano. “Segurança é uma prioridade em tudo que a Uber faz e a gente acredita muito no poder da tecnologia, para promover soluções, que consigam atender um estado do tamanho da Bahia. Então a gente fica muito feliz de poder dar mais esse passo em prol de uma vivência mais segura para os motoristas e os usuários”, ressaltou.