Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Governo da Bahia monta gabinete avançado em Itamaraju

O objetivo é realizar o mais rápido possível um diagnóstico dos prejuízos e principais demandas das famílias

14/12/2021 13h50

Foto: Divulgação

O Governo da Bahia monta nesta terça-feira (14) o gabinete avançado visando ampliar as medidas de assistência às pessoas do Sul e Extremo Sul do Estado vítimas dos temporais que atingem estas regiões desde a semana passada. A estrutura será montada na cidade de Itamaraju, por uma comitiva formada pelo secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Mello, pela secretária em exercício da Saúde, Tereza Paim, e pelo diretor e presidente da Conder, José Trindade.

Mais de 220 mil pessoas foram atingidas com as chuvas fortes que atingem a Bahia e já deixaram pelo menos 11 mortos no estado. Os temporais na última semana fizeram rios transbordarem, casas foram inundadas, e com estradas e pontes destruídas algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis. 

Os dirigentes dedicarão o dia a visitas técnicas na cidade e também em Jucuruçu e Nova Alegria. O objetivo da equipe é realizar o mais rápido possível um diagnóstico dos prejuízos e principais demandas das famílias.

A distribuição de doações, resgate de pessoas isoladas, assistência a doentes e gestantes, entre outras ações, é feita por uma força-tarefa que inclui a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e diversas secretarias.

gabinete avançado foi anunciado na segunda-feira (13), pelo governador Rui Costa, que também enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui uma linha de crédito especial para comerciantes que tiveram perdas nas enchentes e autoriza o Executivo a adquirir fogões e geladeiras para doação às famílias de baixa renda moradoras de cidades atingidas pelas enchentes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, esses quatro últimos também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.