Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Governo e aéreas anunciam mais voos para a temporada de verão

Malha aérea brasileira terá incremento de 17.800 voos, alta de 10,7% na comparação com 2023

12/11/2024 08h46

Foto: Divulgação

Uma parceria entre o Ministério do Turismo e companhias aéreas deverá aumentar para 29,8 milhões o número de assentos em voos domésticos no próximo verão. A previsão é que sejam ofertados 3,2 milhões de assentos a mais, número que corresponde a um crescimento de 12% na comparação com a temporada passada.

A expectativa é que o número de voos internos disponíveis aumente em 17,8 mil, chegando a um total de 184 mil, resultado 10,7% acima do total verificado em 2023.

Os números foram apresentados na segunda-feira (11) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o lançamento da nova etapa do programa Conheça o Brasil Voando. “Saltamos para o quarto maior mercado de aviação civil”, disse Sabino ao iniciar seu discurso, referindo-se a este mercado que tem, como líderes globais, os Estados Unidos e a China.

Segundo o ministro, as melhorias vão além da expansão, abrangendo também os serviços oferecidos pelas empresas do setor. “O brasileiro está voltando a se interessar em conhecer o próprio país. Em São Paulo, o interesse em conhecer outras partes do país superou o de conhecer os EUA”, acrescentou.

Investimentos

De acordo com Celso Sabino, com o aumento do número de assentos, “nossos aeroportos estarão perto de atingir sua capacidade máxima”. Para ele, os bons resultados na economia do país se refletem “no número de brasileiros que querem viajar”.

Sabino destacou que os investimentos feitos pelo governo federal em portos e aeroportos têm favorecido esta “atividade limpa, sustentável e geradora de emprego e renda”, que pode ser ainda mais potencializada com o fato de as pessoas estarem cada vez mais cientes de que há preços ainda mais competitivos quando a passagem é adquirida com antecedência.

Segundo o ministério, a nova etapa do programa, que entra em seu segundo ano, inclui a ampliação da oferta de stopover, modalidade que permite ao viajante visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino, utilizando a mesma passagem.

Azul

A empresa disponibilizará 3.994 voos extras no verão, um aumento anual de 12%. Serão 10 novas rotas diretas, como Confins (MG) e Santarém (PA). Além disso, uma das principais novidades as viagens de madrugada a partir de Viracopos (Campinas), principal hub da Azul. Serão ofertados voos para Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São Jose do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).

Para o exterior, a companhia vai operar rotas de ida e volta, como Montevideu (Uruguai) e Florianópolis (SC), Assunção (Paraguai) e Campinas (SP), Curitiba (SP), Florianópolis (SC) e Recife (PE) e uma ligação entre Miami (Estados Unidos) e Belo Horizonte (MG).

Latam

Já a Latam deve viabilizar 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais no período de verão.

O maior número de passageiros será no Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), cujo Aeroporto Salgado Filho reabriu recentemente após 5 meses suspenso.

A empresa também terá destinos como a Argentina, Chile e Portugal.

Estrangeiros no Nordeste

Ceará e Pernambuco serão as principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste.

De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a oferta para Fortaleza vai crescer 57,7%, com destaque para voos de Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), bem Orlando e Miami, no estado da Florida (EUA).

Já em Recife, a disponibilidade aumentará 42,7% com voos conectando Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile), Orlando e Miami.