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Transporte Aquaviário

Graneleiros em alerta: volume cai, tarifas sobem

A resiliência em massa cai na variedade de carga, revela a BRS Bulk

07/03/2023 11h18

Foto: Divulgação 

Em meio à tempestade de queda nas tarifas de transporte de contêineres, a carga a granel não é poupada. Já foi observada uma queda nas tarifas Capesize (160-220k dwt), refletindo o menor volume, mas justamente a grande variedade de cargas que podem coexistir em um graneleiro com guindastes é o que mantém o granel à tona. Conforme revelado pela BRS Bulk, essa configuração permite grande flexibilidade aos proprietários das embarcações, gozando de certa 'imunidade' contra a volatilidade de uma determinada carga. Considerando que, em contraste, os navios sem movimentação, embora possuam maior potencial de ganhos, estão principalmente expostos a 2-3 principais commodities, tornando-os vulneráveis ​​quando seus descendentes favoritos não têm volumes e não têm escolha a não ser entrar em uma "guerra de preços" 

Estabilidade frágil

A estabilidade das taxas é frágil. Segundo informações da BRS Bulk, os valores podem facilmente cair abaixo do ponto de equilíbrio caso a situação se torne mais complexa. 

É claro que tentativas como a navegação lenta, a retirada de navios abertos da lista de circulação ou visitas a estaleiros para fazer inspeções anuais ou renovações de borracha para amenizar os efeitos de um mercado com excesso de oferta podem oferecer alguma resistência, mas de magnitude inadequada em comparação à demolição e ao congestionamento. Portanto, essas medidas reativas de curto prazo, na melhor das hipóteses, atenuam, mas não são capazes de interromper a tendência de queda nas tarifas de frete.

Dito isso, se a tonelagem não apresentar um bom desempenho de forma consistente, os graneleiros com engrenagens também lutarão para se manter à tona por muito tempo, já que os Capesizes começam a perseguir os Panamaxes, seguidos pelos Panamaxes que vão atrás de pacotes de tamanho menor. Essa evolução criaria uma reação em cadeia e uma pressão descendente coletiva para o transporte de cargas secas em geral.

Outra característica notável dos navios tackle é que eles têm a opção adicional, se necessário, de percorrer as rotas comerciais costeiras com base na avaliação do mercado de frete pelos armadores. É possível perceber que grandes navios, como os Capesizes, são altamente dependentes dos caprichos das viagens internacionais. Sua única opção de emprego é aceitar as tarifas vigentes oferecidas pela transportadora.

Dispersão equilibrada

O equilíbrio precário do qual depende a saúde atual dos graneleiros equipados se deve à distribuição dispersa dos fluxos de carga, misturada com o efeito do intervalo de tempo, reduzindo significativamente a volatilidade. 

O futuro imediato dos fretes de carga seca está a mercê da estabilidade da carga e justamente como os operadores podem fazer essa distribuição ao mesmo tempo aleatória e planejada, para não perturbar o equilíbrio precário entre que consegue absorver a capacidade com guindastes e barcos sem manobras. Será esse gerenciamento ativo de capacidade nas principais rotas que poderá salvar o mercado a granel de uma história como a do transporte de contêineres. 

Fonte: Mundo Marítimo