Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Grupo Açotubo conquista Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001

O reconhecimento internacional é resultado das boas práticas ambientais que passaram a fazer parte da política da empresa

13/10/2022 08h19

Foto: Divulgação 

O Grupo Açotubo, reconhecido pelo portfólio, serviços e soluções em distribuição siderúrgica, conquistou o Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001, que visa a implementação de um sistema que sirva de diretriz para que as empresas atuem conforme as políticas de proteção ao meio ambiente e possibilitem o desenvolvimento sustentável do negócio. O processo foi iniciado em setembro de 2021 e exigiu adequações e investimentos em todas as áreas, engajamento das lideranças e conscientização dos colaboradores.

“A conquista da Certificação reflete a preocupação do Grupo Açotubo com a preservação do Meio Ambiente, e é um legado para as próximas gerações, pois essa conquista atrairá expansão de mercado e clientes com a mesma preocupação ambiental”, afirma Marcelo Watanabe, gerente de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo.

O aço é um produto 100% reciclável, por isso, a Açotubo já possui uma gestão de resíduos extremamente eficaz, e o que é gerado durante o processo produtivo já é destinado de forma ambientalmente correta.

As mudanças aplicadas para a certificação se juntam à outras iniciativas, como o projeto de eficiência energética e utilização de energia renovável nas filiais - que gerou uma redução de 13% no consumo de energia -, estudo de captação de água pluvial para reuso e inventário GEE.

As mudanças começaram a ser implantadas nas divisões da matriz, com planos de expandir para as filiais em breve. Como parte das adequações, o Grupo implementou o Departamento de Sistema de Gestão Integrada (SGI), adequação da missão, visão e valores da companhia, criação de indicadores ambientais, impermeabilização do piso na divisão tubos e aços, substituição gradual de copos descartáveis por biodegradáveis, higienização de carros através de lavagem ecológica, implantação do Programa de Coleta Seletiva, e, ainda, a realização da primeira SIPATSMA - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente.

Inclusão dos stakeholders

Com uma atuação ativa para adequação à norma e mudança do mindset, os stakeholders também foram incluídos no processo, por meio de treinamentos sobre as diretrizes da ISO 14001. Para que as mudanças fossem efetivadas, a área realizou, ainda, um trabalho intenso de conscientização de gestão de produtos químicos e gestão de resíduos sólidos. Entre as medidas, estão levantamentos de aspectos e impactos ambientais e descrição de cargos readequadas com temas ambientais, entre outras.

Além disso, os critérios de adequação dos fornecedores foram revisados para adequação à norma. “Nesse primeiro momento a intenção foi influenciar os provedores externos quanto à proteção do meio ambiente e ciclo de vida do produto. A partir de 2023, abordaremos os aspectos relacionados ao ESG”, conclui Watanabe.