18/11/2021 08h48
Foto: Divulgação
O novo investimento na fábrica do Grupo Boticário, em Camaçari, na Bahia, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Com a chegada de novos parceiros, especialmente fornecedores de embalagens, como Aptar, Box Print, Tritec e Vitro, e com um aporte de R$600 milhões, a empresa planeja que, até 2023, mais de mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas.
“O Polo da Beleza é resultado da expansão do ecossistema da beleza em Camaçari. Para nós, investir na região alia estratégia de negócio a impacto socioeconômico, garantindo que estamos deixando um legado positivo para esse que é um dos polos industriais mais relevantes do Brasil. A chegada das fábricas dos parceiros facilita toda a operação e traz ainda mais oportunidades para comunidades que nos acolhem há sete anos, quando inauguramos a fábrica, em 2014”, disse Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
A fábrica de Camaçari está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade, tendo sido a primeira do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Aliando desenvolvimento sustentável e inovação, em dois anos, o Grupo Boticário deve aumentar sua capacidade produtiva em até 65%.
Com o objetivo de ter 100% dos resíduos reciclados em sua operação, em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), a empresa também busca mapear potenciais fornecedores e treiná-los priorizando metas de ESG. Em 2021, o Grupo Boticário já é carbono positivo e toda a energia consumida nas fábricas e CDs da empresa são provenientes de fontes renováveis.
Desde a chegada na Bahia, centenas de fornecedores foram conectados à cadeia produtiva, com geração de empregos diretos e indiretos, o que representa uma injeção de investimento milionário na economia local e mais impostos pagos ao governo. Atualmente, são mais de 1 mil pessoas empregadas na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, que tem que tem capacidade para produzir cerca de 150 milhões de itens por ano.
Empresas do Polo da Beleza
APTAR
O Polo da Beleza permitirá que a Aptar desenvolva ainda mais a gama de produtos e serviços para o mercado de cuidados pessoais e de beleza no Nordeste do Brasil, fornecendo com agilidade e qualidade. Pela parceria de mais de 20 anos com o Grupo Boticário, a empresa ampliou suas instalações no Brasil com a fábrica de Camaçari, instalada em maio de 2021, fornecendo válvulas de loção e spray para itens de perfumaria e cuidados pessoais. Na Bahia, em cargo de liderança, 18% são mulheres. A intenção é chegar em 25% ano em 2022 e 30% em 2025. Com 7.500 m² de área construída e pensada para ter fluxo otimizado para que a fabricação atenda a demanda de acordo com o crescimento de atuais e novos clientes, a capacidade inicial é de aproximadamente 100 milhões de peças produzidas por ano.
BOXPRINT
Parceira do Grupo Boticário há mais de 30 anos, o Polo da Beleza representa a possibilidade de facilitar a interlocução local e expandir o negócio com as oportunidades de reduções de prazo e competitividade. A empresa é a mais antiga entre os parceiros do Grupo em Camaçari, tendo iniciado a operação em 2018. A Box Print oferece embalagem em papel cartão, envoltórios e protetores para perfumaria e datas comemorativas. A produção total para o Grupo Boticário é de 74 milhões e, aproximadamente, 36 milhões produzidas somente na unidade Camaçari.
TRITEC
Fornecedora do Grupo Boticário há 26 anos, Tritec – Tribahia – chegou em Camaçari atraída pela empresa de beleza, mas de olho no atendimento do mercado no Nordeste. Para a Tritec, o Grupo Boticário representa 20 % do faturamento do seu negócio no segmento de embalagens, por isso, investiu R$550 mil na instalação da unidade que começou suas atividades em junho deste ano. O investimento em tecnologias inovadoras e a preocupação com o meio ambiente fazem parte da visão de negócios. Com foco na produção de plásticos rígidos, possui certificação internacional FSSC 22000 o que habilita o fornecimento de produtos para área alimentícia, farmacêutica, perfumaria, química, entre outros.
VITRO
Ao integrar o Polo da Beleza, a Vitro reforça seu comprometimento no desenvolvimento da indústria brasileira. Oferecendo, além de produtos de qualidade, oportunidade de crescimento das comunidades locais. A fábrica de decoração da Vitro na Bahia é uma extensão da linha produtiva da Vitro Envases, dispondo de diversos equipamentos que permitirão fornecer ao mercado nacional frascos decorados de alta qualidade. Com a previsão para operar em três turnos, a capacidade de decoração será de aproximadamente 6 milhões de peças por turno a cada ano. Instalada em Camaçari em 2021, a Vitro investe no potencial de crescimento da região, com expectativa de duplicar seu quadro de colaboradores nos próximos meses.