Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Grupo Carrefour Brasil lança franquia Carrefour Express

A varejista entra no mercado de franquias com projeto desenvolvido pelo Grupo Bittencourt

28/06/2023 16h10

Foto: Divulgação 

Os mercados de proximidade e conveniência têm ganhado cada vez mais relevância no Brasil e estar perto do consumidor se tornou um diferencial competitivo importante. Os formatos "come to me retail" entraram de vez na pauta estratégica dos varejistas, afinal o consumidor passou a ter a expectativa de que as marcas cheguem aonde quer que ele esteja.

 De olho nessa tendência, o Grupo Carrefour Brasil buscou a expertise do Grupo Bittencourt para estruturar todo o processo de franchising da marca Express, estratégia escolhida para a expansão do negócio de forma rápida e escalável.

"Realizamos estudos de mercado robustos e nos utilizamos da experiência de modelos de negócios internacionais, como os que vemos nos Estados Unidos, França e Suíça, e concluímos que o modelo de negócio precisava ser revisitado. Era preciso ganhar ainda mais modernidade para atender as exigências de um consumidor sedento por conveniência. Ao mesmo tempo, não bastaria um conceito incrível aos olhos do cliente, mas que não permitisse a escalabilidade. Fizemos a estruturação das operações para que fossem ainda mais inteligentes e com maior eficiência", explica Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt.

O Carrefour Express está presente no país desde 2014, com unidades concentradas na região metropolitana de São Paulo, mas o conceito e modelo de negócio foram repensados para que a expansão pelo modelo de franquias se tornasse possível e chegasse a outras localidades.

A experiência do consumidor na loja foi uma das diretrizes para o projeto arquitetônico que foi de responsabilidade da empresa Aquadrado Arquitetura.

"Criamos um projeto arquitetônico que pudesse gerar uma experiência gratificante para o consumidor. Precisávamos concretizar a estratégia criada pelo Grupo Carrefour Brasil em conjunto com o Grupo Bittencourt e desenhar um ambiente acolhedor e integrado ao bairro em que está localizado, pensando em nos novos espaços para convivência definidos para o novo conceito desenvolvido pelo Grupo Bittencourt, como preparo de café, consumo no local de refeições prontas, recarregar o celular e, até mesmo, a possibilidade de personalização das fachadas por artistas locais. Tudo isso para que o negócio estivesse mais integrado à vida de quem visita a loja", comenta Renato Fregnani, sócio da Aquadrado Arquitetura.

Outro ponto importante foi a criação de um espaço para divulgar as iniciativas do Grupo Carrefour Brasil no contexto da sustentabilidade e responsabilidade social, fortalecendo os laços de confiança entre a marca e consumidor

"O projeto para o Carrefour Express, em parceria com o Grupo Bittencourt, enfatiza o poder da colaboração estratégica e do pensamento inovador. Nosso objetivo mútuo é fazer com que a marca chegue em novos locais e oferecer a oportunidade para empreendedores que desejam atuar no varejo alimentar com processos bem definidos, apoio operacional e principalmente com marca forte e consolidada mundialmente. Além disso, varejistas locais terão a oportunidade de converterem seus negócios para a bandeira Carrefour Express", relata João Gravata, Diretor de Proximidade do Grupo Carrefour Brasil.

Todas as novidades estão sendo apresentadas no estande do Carrefour Express e no estande do Grupo Bittencourt durante a feira ABF Franchising Expo 2023, que ocorre entre esta quarta-feira, 28, e 1 de julho, no Expo Center Norte.