Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Grupo CMA CGM anuncia parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

Parceria visa plantar 50.000 árvores, proteger espécies ameaçadas de extinção e melhorar a qualidade da água

28/03/2025 08h50

Foto: Divulgação

O Grupo CMA CGM anuncia uma parceria estratégica com a Fundação SOS Mata Atlântica, uma organização não governamental brasileira líder dedicada à preservação e restauração do bioma da Mata Atlântica. Desde dezembro de 2024, essa colaboração tem se concentrado na restauração ecológica e na proteção da biodiversidade em um dos ecossistemas mais importantes e ameaçados da América do Sul.

A Mata Atlântica, que já cobriu mais de 1.300.000 km2 , agora retém apenas 24% de sua vegetação original, com 25% de suas espécies em risco de extinção. Esta parceria tem como alvo áreas críticas dentro das bacias dos rios Tietê e Paraíba do Sul, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, regiões caracterizadas por baixa cobertura florestal, grandes centros urbanos, estresse hídrico e produção agrícola significativa.

"Estamos comprometidos em causar um impacto significativo na preservação deste ecossistema vital", disse Neusa Marcelino, gerente-geral da CMA CGM Brasil. "Ao fazer parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estamos contribuindo para uma causa que não só beneficia a biodiversidade, mas também apoia os 70% da população brasileira que depende desse bioma para sua qualidade de vida."

A parceria inclui o plantio de 50.000 árvores nativas em 20 hectares para criar corredores verdes essenciais que irão melhorar a conectividade da paisagem e dar suporte à biodiversidade. Além do reflorestamento, o projeto incorpora monitoramento abrangente da biodiversidade para proteger espécies ameaçadas e implementa medidas de melhoria da qualidade da água por meio do programa "Observando Rios" da Fundação.

Os principais componentes da parceria incluem:

  • Plantio de 50.000 árvores
  • Criação de 20 grupos de monitoramento da qualidade da água nas bacias dos rios Tietê e Paraíba do Sul
  • Envolver as comunidades locais para aumentar a conscientização sobre sustentabilidade e conservação ambiental
  • Contribuir para os esforços de sequestro de carbono como parte de uma estratégia mais ampla de ação climática 

A estratégia de sustentabilidade do Grupo CMA CGM é parte integrante de suas operações comerciais, construída em torno de três pilares (pessoas, planeta e comércio justo) e 12 prioridades, vinculadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Desde 2021, o Grupo busca investir em "projetos emblemáticos de biodiversidade", como a preservação e restauração da Mata Atlântica do Brasil, para proteger e conservar espécies ameaçadas ao redor do mundo.