Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Grupo Latam reciclou 280 toneladas de resíduos de bordo em 2024

O total equivale a aproximadamente 14 milhões de garrafas plásticas

20/01/2025 07h05

Foto: Divulgação

O Grupo Latam deu um passo relevante em sua missão de reduzir o envio de resíduos para aterros sanitários e promover a reciclagem, atingindo a marca de 280 toneladas de resíduos reciclados provenientes do serviço de bordo durante o ano de 2024.

Esse total, equivalente a aproximadamente 14 milhões de garrafas plásticas, inclui a reciclagem de plásticos PET de garrafas de água e refrigerantes, bem como de embalagens Tetra Pak utilizadas para laticínios e sucos.

Essa conquista é resultado do programa “Recicle sua viagem”, que incentiva os tripulantes no Brasil, Chile e Peru a separar os resíduos gerados em cada voo. Na Colômbia e Equador, essa tarefa é realizada pelos aeroportos, que entregam os resíduos a empresas especializadas para o tratamento adequado.

A Latam conseguiu aumentar a taxa de reciclagem para 64% em suas operações de bordo em 2023 e reciclar um total de 450 toneladas de resíduos nos últimos dois anos, em parte devido à inclusão da reciclagem de embalagens Tetra Pak nos processos de Chile e Brasil.

Além do que já está em prática, a Latam está também testando a segregação e reciclagem de outros itens utilizados nos voos, como copos de papelão, talheres de bambu e guardanapos. Essa iniciativa faz parte de uma visão mais ampla sobre a reciclagem em todos os pontos de contato com o passageiro e ao longo de sua operação, o que também abrange os lounges da Latam.

Por exemplo, no lounge do aeroporto de Santiago, foram geradas 455 toneladas de resíduos em um ano, e a Latam conseguiu reciclar 76% desse total, incluindo a compostagem de cascas de laranja, alimentos não consumidos e restos orgânicos da cozinha.

Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade do Grupo Latam Airlines, comentou: “Em 2019, lançamos o programa no Chile com o objetivo de expandi-lo para outros países onde operamos. Hoje, não só estamos anunciando esse progresso nos cinco mercados com voos domésticos, mas também prestando contas do que realizamos no ano passado, contando com o apoio e comprometimento de todas as equipes e a preferência de nossos passageiros em voar conosco, sem os quais isso não seria possível.”

Sobre o Programa “Recicle sua Viagem”

O programa “Recicle sua viagem” foi lançado no Chile em 2019 e reativado em 2021, após a pandemia. A Latam se compromete a identificar e separar resíduos como plásticos PET e Tetra Pak resultantes do serviço a bordo de seus voos, que são entregues a fornecedores especializados para tratamento e transporte a pontos de reciclagem.

Com essa abordagem, a Latam busca não apenas mitigar seu impacto ambiental, mas também inspirar uma mudança positiva na indústria da aviação e entre os passageiros, promovendo práticas sustentáveis que beneficiem todos.