Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Grupo Latam transportou 7,7 milhões de passageiros em outubro

Crescimento foi de 13,2% na oferta doméstica da Latam Brasil e de 7,2% na operação internacional de voos

13/11/2025 15h10

Foto: Latam - Divulgação

O grupo Latam transportou 7,7 milhões de passageiros em outubro deste ano, o que representa um aumento de 7,7% em relação a outubro de 2024. No acumulado do ano, o grupo mobilizou 72,2 milhões de passageiros entre janeiro e outubro de 2025, um crescimento de 6,7% em comparação com o mesmo período de 2024.

No último mês, o grupo Latam aumentou sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), em 7,4% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, por um aumento de 13,2% na oferta doméstica da Latam Airlines Brasil, com o lançamento de quatro novas rotas, além de um incremento de 7,2% na operação internacional, com a abertura da rota entre São Paulo (Guarulhos), no Brasil, e Córdoba, na Argentina.

Por sua vez, o tráfego consolidado, medido em passageiros-quilômetro pagos (RPK), cresceu 7,2% na comparação com outubro de 2024, com avanços em todos os segmentos, com destaque mais uma vez para a demanda no mercado doméstico da Latam Airlines Brasil, que apresentou crescimento de 14,8% em relação ao ano anterior. Como resultado, o fator de ocupação consolidado do grupo Latam alcançou 85,5%, mantendo-se em níveis muito sólidos.

Em relação à operação de carga, a capacidade medida em toneladas-quilômetro disponíveis (ATK) foi de 710 milhões, mantendo-se em nível similar ao do mesmo período no ano anterior.

Foto: Latam - Divulgação

Programa Segundo Voo

A Latam Brasil, apoiadora da COP 30, firmou em Belém (PA) uma parceria com o Instituto Fênix, organização social localizada no bairro do Jurunas da capital paraense e que atua na capacitação e geração de renda para mulheres por meio da costura e da economia solidária. O Instituto passa a integrar o programa Segundo Voo, iniciativa da Latam voltada à reutilização criativa de materiais e à redução do impacto ambiental da operação da companhia aérea.

Nesta primeira etapa, 1,5 tonelada de uniformes fora de uso foi doada ao Instituto Fênix para ser transformada em novos produtos. A primeira remessa de material reaproveitado deu origem, entre outros itens, a 200 bolsinhas porta cabos, distribuídas aos passageiros do voo da Latam para a COP 30, que partiu de Guarulhos rumo a Belém em 7 de novembro.

"É uma grande satisfação ver o programa Segundo Voo ganhando novas asas na região Norte, em um momento tão simbólico para o Brasil e para a agenda climática global. Transformar o que antes era resíduo em oportunidade social e ambiental reforça nosso compromisso com uma aviação mais sustentável e com o desenvolvimento regional", afirma Raquel Argentino, Head de Sustentabilidade e Impacto Social da Latam Brasil.

Além da produção artesanal com tecidos reaproveitados, o Instituto Fênix realiza ações sociais junto à comunidade local, como doações de marmitas, bazares solidários e campanhas de arrecadação de alimentos. A parceria com a Latam amplia o alcance dessas iniciativas e fortalece o protagonismo feminino em Belém.