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Transporte Aquaviário

Hapag-Lloyd fretará novo porta-contêineres do tipo Bangkokmax

Trata-se do “Hooge” de 1.781 TEUs com capacidade para 300 contêineres frigoríficos

30/12/2023 11h27

Foto: Divulgação 

O estaleiro chinês Huanghai Shipyard entregou o “Hooge”, um navio porta-contêineres do tipo Bangkokmax, aos armadores alemães Briese Schiffahrt. A nova embarcação faz parte de um fretamento com a Hapag-Lloyd, onde o navio navegará pelo Pacífico até a costa oeste da América Central e do Sul em um itinerário fora do horário. Posteriormente, o “Hooge” será incorporado a um dos serviços regionais da companhia marítima na América Latina, informou a Alphaliner. 

Em detalhes, o novo navio, que leva o nome de uma pequena ilha alemã no Mar do Norte, tem 171,99 m de comprimento, 28,40 m (onze fileiras) de largura e capacidade para 300 contêineres frigoríficos. É movido por um motor principal MAN B&W 6S 60ME-C10 que desenvolve 11.800 kW e tem velocidade de serviço de até 18,5 nós.

O “Hooge” é o último dos seis navios irmãos que Briese recebeu deste estaleiro, denominados “Minidoro”, “Siargao”, “Samal”, “Helgoland” e “Langeness” do tipo ‘SDARI 1800’ construído em Huanghai. Com a última entrega, a Briese também completa seu programa de pedidos com um total de 12 Bangkokmax construídos por dois estaleiros chineses. 

Além dos seis navios já mencionados de Huanghai, a Briese também recebeu seis navios Bangkokmax de 1.930 TEU de outro projeto, o tipo Wenchong 1900, do estaleiro Guangzhou Wenchong do Grupo CSSC. Os navios deste sexteto levam os seguintes nomes: “Panay”, “Baltrum”, “Palawan”, “Cebu”, “Norderney” e “Borkum”. 

Briese Schiffahrt, sediada em Leer, é proprietária e operadora líder de navios multifuncionais e de carga pesada, mas também administra vários navios porta-contêineres de pequeno e médio porte. A certa altura, Briese esteve prestes a abandonar o setor de porta-contêineres, mas agora o armador reabasteceu sua frota com mais 15 unidades. Além disso, dos 12 novos Bangkokmax, Briese também administra os navios irmãos “Wybelsum” e “Petkum”, de 1.368 TEUs (tipo Weihai 1300) e o “Jan”, de 1.577 TEUs, projeto Imabari 1700.

Fonte: Mundo Marítimo