13/12/2025 07h10
Foto: Divulgação
A Hapag-Lloyd lançou um ambicioso programa de modernização para três navios porta-contentores da série CSBC 6500, construídos em 2010, com o objetivo de prolongar sua vida útil e aumentar sua competitividade operacional. O estaleiro Huarun Dadong (HRDD), na China, entregou recentemente o primeiro navio reformado: o “Maipo”, originalmente encomendado pela companhia de navegação chilena CSAV e agora parte da frota da Hapag-Lloyd. Após quase dois meses de intensos trabalhos estruturais, ele está pronto para retornar ao serviço na próxima semana, segundo informações da Alphaliner.
O projeto combinou melhorias gerais, manutenção extensiva e uma série de intervenções destinadas a otimizar o desempenho energético e aumentar a capacidade de carga. Em termos de eficiência, o “Maipo” incorporou um novo bulbo de proa, pintura de alto desempenho e uma hélice modernizada. Quanto à capacidade, a ponte foi elevada, permitindo o transporte de mais contêineres no convés. Isso foi complementado pela renovação e reforço das pontes de amarração (suportes estruturais para empilhamento de contêineres), sem, no entanto, aumentar a altura do navio.
Ainda não está claro se o navio teve seu calado ou porte bruto aumentado, pois essa informação não foi atualizada nos registros da empresa classificadora. Seu motor principal — originalmente projetado para velocidades de 25 nós — provavelmente já havia sido ajustado em etapas anteriores para operar com potência reduzida. De acordo com dados da Alphaliner, foram adicionadas aproximadamente 80 conexões para contêineres refrigerados, elevando a capacidade total para cerca de 1.245 FEUs.
Com as modificações, a capacidade nominal do “Maipo” poderá atingir aproximadamente 7.200 TEUs, embora a Hapag-Lloyd ainda não tenha divulgado números oficiais. A companhia marítima replicará este programa de modernização nos navios “Kalahari Express” e “Mehuin”, enquanto outras sete unidades da mesma classe — em serviço com a Yang Ming, ESL e CMA CGM — poderão ser consideradas para melhorias semelhantes no futuro.
Fonte: Mundo Marítimo