Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Hemoba abre unidade de coleta em Salvador

A fundação abastece com sangue e hemocomponentes mais de 200 unidades de saúde da Bahia

07/09/2021 07h01

Foto: Hemoba

Neste feriado de 7 de setembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza atendimento para doação de sangue e cadastro de medula óssea das 7h às 12h30, na sede localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O objetivo é sensibilizar os doadores durante o período, uma vez que nos feriados prolongados há queda no número de doações.

“Além das solicitações habituais para cirurgias eletivas e para pacientes em quimioterapia, por exemplo, há uma movimentação intensa nas estradas durante os feriados, por isso devemos manter o estoque em nível de segurança. A Hemoba abastece com sangue e hemocomponentes mais de 200 unidades de saúde da Bahia, entre elas as grandes emergências, como as do Hospital Geral do Estado, Hospital do Subúrbio, Hospital do Oeste e também maternidades e UTIs”, pontua Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba.

O hemocentro funcionará com atendimentos por ordem de chegada ou agendados previamente através do número (71) 3116-5643. Para agendamentos de grupos de doação, o contato deve ser feito com antecedência pelo e-mail: [email protected].

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Quem tomou a vacina contra a Covid -19 deve aguardar o período de 48h (Coronavac) a 7 dias (demais imunizantes) para realizar a doação.