Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Hemóvel recebe doação de sangue no Hospital da Mulher

Atendimentos acontecem de terça-feira (17) até sexta-feira (20), das 8h às 17h

17/11/2020 07h00

Foto: Divulgação

As usuárias do Hospital da Mulher e população em geral que vive ou trabalha na cidade baixa, poderão doar sangue na unidade de saúde durante toda a semana. Fruto da parceria com a Fundação Hemoba, os atendimentos acontecerão no ônibus de coleta da instituição, que ficará estacionado no Hospital da Mulher desta terça-feira (17) até sexta-feira (20), das 8h às 17h.

A ação é parte do projeto de captação hospitalar da Hemoba, que visa tornar acessível a doação e melhorar o abastecimento de sangue nas unidades de saúde, especialmente aquelas que realizam cirurgias eletivas, tratam doenças crônicas ou atendem urgência e emergência.

O diretor da Hemoba Fernando Araújo destaca que os hemóveis correspondem a até 40% da coleta em Salvador e que essas parcerias enriquecem a rede SUS. “Quando estacionamos em unidades de saúde, levamos também informação à população, mobilizamos os familiares e amigos dos pacientes e facilitamos o próprio abastecimento hospitalar. A coleta itinerante traz sempre um saldo positivo para todos”, frisa.

Parada fixa

Para atender a demanda transfusional do final do ano, um dos hemóveis terá ponto fixo na entrada do Salvador Norte Shopping até o final de dezembro. O atendimento no centro comercial segue sendo de segunda-feira a sábado, das 11h às 19h.

Para segurança de funcionários e candidatos à doação, é permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, respeitando as barreiras sanitárias, os atendimentos são feitos por ordem de chegada, os espaços comuns são higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.