Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

HGRS promove ações de incentivo à doação de leite humano

O mote da campanha é ‘Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança’

12/05/2021 11h44

Foto: GOVBA

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, começou a promover ações de incentivo à doação de leite humano e doação de frascos de vidro. No dia 19 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, haverá distribuição de folder informativo e orientações sobre o Banco de Leite da Maternidade Dulcineia Moinho-HGRS na recepção principal, refeitório e atividade educativa no ambulatório da instituição.

Com o movimento, o HGRS pretende melhorar o nível do estoque de leite humano da unidade, que passa por momentos críticos desde o início da emergência sanitária desencadeada pela Covid-19. Assim, o mote escolhido para a campanha, neste ano, é ‘Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança’.

A programação contemplará, ainda, visitas às maternidades Albert Sabin e Menandro de Farias, para ações educativas e de parceria na captação de doadoras. Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Quanto mais leite é retirado da mama, seja para o seu bebê ou para doação, mais leite será produzido. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo.

“Doar leite materno salva vidas. Prematuros que ainda não podem ser alimentados pelo leite de suas mães conseguem ficar mais saudáveis, ganhar peso e encurtar o tempo nas UTIs por conta das doadoras que se dedicam para coletar e dar o leite excedente dos seus bebês”, lembra a médica neonatologista Maria de Lourdes Leite, coordenadora do Banco de Leite Humano do HGRS e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca-HGRS).

Potes de vidros

Quem não amamenta também pode ajudar os Bancos de Leite Humano doando potes de vidros. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas precisa ser de tampa plástica e ser de vidro.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Dulcineia Moinho, no Hospital Geral Roberto Santos, está situado no 3º andar – ala C da instituição. Funciona todos os dias, das 7 às 19h (inclusive, nos finais de semana).

Interessados em realizar doações ou obter informações adicionais podem entrar em contatos pelo telefone (71) 3117-7851 ou pelo WhatsApp (71) 98225-5493.