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Transporte Terrestre

Honda avalia recomprar Civic no Brasil por problemas no airbag

Fabricante confirmou possibilidade de adquirir modelos com peças defeituosas da Takata

16/07/2021 15h14

Foto: Divulgação

Donos de Honda Civic poderão vender seus carros a um cliente bem incomum: a própria fábrica. A Honda afirmou que pode recomprar os veículos em casos pontuais no Brasil, mas não confirmou a quantidade de modelos adquiridos.

O motivo do procedimento pouco usual envolve os "airbags mortais" da Takata, um problema global ocorrido com os insufladores da empresa japonesa que faliu após reconhecer que milhões de carros foram equipados com o componente defeituoso.

O protocolo das fabricantes prevê a desativação da bolsa inflável do motorista, mas no caso do Civic isso pode ter ocasionado danos irreparáveis.

Segundo o site Autos Segredos as concessionárias teriam cortado a fiação que conecta o airbag à central eletrônica, o que exigiria o reparo de todo o sistema. Na prática, seria menos oneroso para fabricante simplesmente recomprar o carro.

A Honda afirmou que o corte da fiação não impossibilita o conserto, ainda que não tenha explicado o motivo que leve à recompra do carro. A reportagem do Autos Segredos aponta que a montadora estaria pagando valores entre R$ 14 mil e R$ 16 mil pelos veículos, variando conforme ano e versão.

Entenda o caso

Na virada do século a Takata optou por usar componentes mais baratos para produzir seus airbags, utilizados por dezenas de montadoras no mundo inteiro. Isso provocou uma falha crônica que pode projetar elementos metálicos contra os ocupantes em caso de acidentes.

Esse problema provocou o maior recall da história da indústria automotiva, envolvendo mais de 40 milhões de veículos só nos Estados Unidos. O tamanho do problema gerou uma crise mundial, já que muitas fabricantes não estão conseguindo reparar todos os automóveis.

No Brasil a GM inclusive está oferecendo bônus como tanque cheio e até pagamentos em dinheiro para clientes que levarem seus carros defeituosos à concessionária. A Honda, uma das primeiras marcas a revelar o problema, também vem promovendo uma campanha nacional para reforçar a importância do reparo.

Nunca é demais lembrar: todo recall é gratuito e não tem prazo para acabar. Por isso sempre verifique no site da fabricante do seu carro se há alguma convocação não atendida para seu veículo. Recalls não executados também passaram a ser identificados no documento do veículo, o que pode ocasionar uma desvalorização do modelo.

Não é a primeira vez

Uma fabricante recomprar seus próprios carros é algo raro, mas não único. No Brasil o caso mais famoso ocorreu com a Troller Pantanal, que foi reaquirida pela fabricante logo após ter sido comprada pela Ford. Na ocasião a empresa alegava que o veículo apresentava falhas estruturais graves e alertava os clientes que quisessem ficar com o veículo que teriam de aceitar um termo de responsabilidade que isentava a companhia de qualquer problema futuro.

Fonte: Auto Esporte