23/07/2024 11h25
Foto: Honda - Divulgação
Depois de 15 anos de saudade, os fãs do motociclismo off-road podem comemorar: a Honda XR 300L Tornado está de volta! Apresentada oficialmente em junho no Festival Interlagos, a nova moto lendária da Honda chegará as concessionárias em agosto.
Inspirada na Tornado original, a nova versão ostenta um visual agressivo e moderno, assim como o chassi, preparado para enfrentar qualquer desafio.
Quem esperava algo inédito vai se decepcionar um pouco. A marca vai reutilizar o chassi e motor da Sahara. No entanto, vai reestilizar o design, mantendo as linhas retas e o farol de LED fixo na mesa do garfo dianteiro, o que vai elevar o padrão visual.
Para enfrentar os terrenos mais acidentados, a Honda investiu em suspensões de longo curso, amortecedores com guarda-pó e pneus off-road. Além disso, o amortecedor traseiro recebeu um componente de ligação ao chassi mais longo, gerando um curso de 227 mm, ou 2 mm a mais que na Sahara.
O que há de exclusivo são as mesas de alumínio forjado, o que levou ao aumento do ângulo de cáster da suspensão dianteira (26º), assim como o trail (123 mm).
O banco da Tornado é mais alto em relação ao da Sahara, com a adição de pedaleiras metálicas dentadas. O intuito é melhorar a condução em pé e oferecer mais tração durante a condução.
A altura do assento chegou a 890 mm, relativamente mais alta do que os 859 mm da Sahara. Apesar de oferecer maior estabilidade, pode ser um pouco mais difícil acessá-lo para quem é mais baixo.
Com acabamento diferente do adotado ple Sahara, o painel de instrumentos da Tornado apresenta as mesmas funções da: é digital e traz velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível e computador de bordo.
Fonte: Garagem 360