Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Honda XRE 300 Sahara é confirmada para o Brasil ainda em 2023

Modelo resgata nome consagrado que foi usado por modelos como a NX 350 no passado

02/11/2023 09h16

Foto: Divulgação 

A Honda reservou uma surpresa para o público brasileiro, o lançamento da XRE 300 Sahara, moto que resgata o nome que ficou famoso em modelos como a XL 250R, XLX 350R e a NX 350.

Voltada para o mercado trail, a nova Sahara virou sobrenome da XRE 300, porém, deve utilizar a base mecânica de outro modelo, a nova CB 300F Twister.

As imagens que a Honda revelou mostram uma motocicleta com porte mais imponente, novas carenagens e uma proposta multiuso.

O modelo foi apresentado aos concessionários da marca na terça-feira (31), durante a convenção anual da Honda.

A boa notícia é que a XRE 300 Sahara chegará ao mercado ainda em 2023. Os detalhes sobre data de lançamento, versões, cores e preços serão divulgados em novembro, explicou a Honda.

Projeto tem ao menos dois anos

A volta da Sahara é um projeto que a Honda já almeja há pelo menos dois anos. Foi em 2021 que a fabricante deu entrada no pedido da marca “XRE300 Sahara” no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, e que foi deferido em abril deste ano.

Nessa mesma época, o mercado se surpreendeu com a queda nos emplacamentos da XRE 300, que criaram rumores que a moto pudesse estar perto do fim.

Antes mesmo disso, a XRE 300 já sofria bastante com a concorrência da Lander 250, da Yamaha, que a ultrapassou nas vendas na parte final de 2022.

A Honda, no entanto, atribuiu a redução nos emplacamentos à problemas na cadeia de produção. De fato, em setembro, a motocicleta voltou a ter um volume de produção significativo após três meses em que não foi montada em Manaus.

Sinal disso é que em outubro já haviam sido emplacadas quase mil unidades, o triplo de setembro. Se a parada na produção também foi influenciada pela preparação na produção da nova Sahara ainda não está claro.

Base mecânica da CB 300F Twister

A Honda só vai revelar os detalhes técnicos da nova Sahara no evento de lançamento, mas já é possível apostar com grande chance de acerto que ela utiliza o mesmo motor de 293,5 cc que equipa a CB 300F Twister.

Basta comparar a atual XRE 300 Sahara com a nova Twister para notar semelhanças.

Embora seja um pouco menos potente que o propulsor da XRE 300, ele é mais eficiente, com torque máximo disponível em uma faixa de giros menor.

São 24,7 cv e 2,67 kgfm de torque com etanol no tanque. A transmissão é de seis velocidades contra cinco da XRE 300 original.

Fonte: Motoo