Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Hyperlooptt anuncia parceria com EGA Group para logística

Projeto prevê um sistema capaz de transportar contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião

07/02/2022 14h49

Foto: Divulgação

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou uma parceria com o EGA Group, uma das maiores operadoras de cargas em logística portuária e em recintos alfandegados no Brasil.  O objetivo é desenvolver o HyperPort, solução de frete para portos capaz de transportar contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião, com mais agilidade, eficiência e segurança para o trabalhador portuário.

As cápsulas do HyperPort poderão mover 2,8 mil contêineres por dia, sendo dois padrões ou high-cube de 20 pés, ou um de 40 a 45 pés. A união da tecnologia inovadora da HyperloopTT com a expertise de mais de 40 anos de atuação com soluções logísticas da EGA Group prevê a identificação do fluxo de demanda das principais movimentações de carga no país, além de um estudo de viabilidade econômica para as linhas de operação que ligarão os portos, aeroportos, centros industriais e produtivos do território.

Segundo Ricardo Penzin, a escolha da EGA Group para colaborar no projeto se deu pela especialização do parceiro no mercado nacional de logística.

“Como nós desenvolvemos a tecnologia, precisamos nos juntar aos melhores players do mercado para realizar análises profundas sobre a implementação dos sistemas nas regiões. O EGA Group tem uma extensa trajetória, com conhecimento pleno do setor nacional de logística, o comportamento de mercado, demanda, movimentação dos portos, operações de contêineres, fluxos de importações e exportações, enfim, tudo o que precisamos para trazer o HyperPort para a realidade brasileira. Nós acreditamos que essa parceria vai se tornar um case de muito sucesso e influenciar o mercado mundial,” explicou.

Dentre os principais avanços para o sistema portuário com o projeto estão a velocidade para o escoamento das operações de importação e exportação de cargas, conteinerização do mercado interno, comunicabilidade de todos os modais, geração de empregos para toda rede operacional do fluxo, assim como a redução de tarifas devido à alta produtividade do modal.

Para Eduardo Guimarães de Assumpção, presidente do EGA Group, os ganhos para o setor serão a longo prazo. “É um projeto disruptivo, que busca elevar o nível de  produtividade e aproveitamento das correntes operacionais dos portos, da comunicação entre o mercado interno com o mercado externo para importação e exportação, dentre outros aspectos. Outro ponto importante é a altíssima tecnologia aplicada com redução de emissão de CO2 e geração de energia renovável, o que emprega um caráter sustentável tanto ambientalmente quanto financeiramente para os operadores”, comentou.